FORMATURA PROERD: PARTICIPAÇÃO DOS PAIS SURPREENDE

Postado em: 06/12/2017

Marmeleiro

INTENSA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS SURPREENDE NA FORMATURA DO PROERD

“Luz câmera ação: Drogas Não”. Foi nesse tom de muita descontração e alegria que os 389 formandos do Proerd de Marmeleiro começaram a festa de formatura, no pavilhão da Igreja Matriz, no centro da cidade, na última sexta-feira 01. A presença intensa dos pais com os padrinhos também surpreendeu os organizadores.

Fizeram parte da mesa de honra o prefeito Jaimir Gomes e sua esposa, Elizangela Gomes da Rosa; o vice-prefeito Altair Gabriel e esposa, Jane Junques; a Diretora de Educação e Cultura Marilce Bednarski; capitão Rogério Gomes Pitz, representando o comando do 21º BPM de Francisco Beltrão; o subtenente Leandro Metzler representado o comando da 2ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária, Sargento Juarez e cabo Miranda e o vereador Landerson Biancato.

O Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, foi aplicado pelos instrutores, o soldado Pavan e a soldado Cipriani, em sete escolas do município (uma particular) para crianças de 05 a 12 anos (pré-escola e 5º Ano), com uma aula por semana, ao longo de um trimestre letivo.

A prefeitura de Marmeleiro, através do Departamento Municipal de Educação e Cultura e a Polícia Militar preparou a formatura com alguns momentos muito especiais.  Teve o juramento do Proerd kids, do Proerd e a entrega simbólica dos certificados aos alunos.

O mascote do Proerd, o Leão, fez a alegria da criançada na formatura. Durante o período das aulas, os alunos elaboraram uma redação com o tema “Proerd Vida e Paz”. Onze redações foram selecionadas e como homenagem, os alunos receberam um mascote de pelúcia.   Também houve o sorteio de uma bicicleta entre os 389 formandos .

“Me senti muito feliz com o prêmio e participar do Proerd é muito  legal porque a gente aprende a não ir para o caminho das drogas  nem se viciar e não pegar esse caminho errado”, comemorou Jackson Jeremias Rosary, aluno da Escola Municipal Dom Pedro I  que levou pra casa a bicicleta do sorteio.

Para o formando João Vitor Medeiros, o Proerd foi algo muito importante. “A gente aprende e a experiência é muito boa ; fiquei muito feliz também por ter a minha redação selecionada”, lembrou.

O prefeito Jaimir Gomes comentou que a formatura foi um momento muito emocionante. “Estive a frente do Proerd como instrutor em Marmeleiro por 12 anos e, pela primeira vez, participei da formatura como prefeito e isso foi muito especial. A Administração Municipal, através do Departamento de Educação deu o apoio para que o programa fosse desenvolvido com qualidade dentro das escolas e nos preocupamos inclusive, para que os formandos recebessem um mimo com o mascote de pelúcia, detalhes de valorização ao programa”, avaliou o prefeito.

O capitão Pitz observou que a presença dos pais na formatura demonstra um olhar atendo para a educação e os cuidados com os filhos. “Fui em várias formaturas mas, em Marmeleiro,  sem dúvida, tivemos  o dobro  de pais e isso é muito importante. Estão de parabéns e  a prefeitura também , por dar as condições  para que esse programa fosse desenvolvido no município e o empenho do prefeito Jaimir em atender as crianças com a iniciativa de oferecer o mascote do Proerd, (o leão, em pelúcia); pode parecer simples mas para os alunos isso é muito marcante”, reforçou o capitão Pitz.