CADEIA PRODUTIVA DE LEITE : ENCONTRO REÚNE CENTENA DE AGRICULTORES

Postado em: 20/10/2017

Cadeia produtiva de leite

PALESTA DA FRENTE PARLAMENTAR DO PARANÁ REUNE DEZENAS DE AGRICULTORES EM MARMELEIRO

O Encontro da Frente Parlamentar em apoio à Cadeia Produtiva do Leite foi realizado nesta sexta-feira, 20, no Centro de Capacitação de Professores, em Marmeleiro.

A palestrante, a médica veterinária, Denise Chiapetti Adamchuk, falou sobre a produção e os desafios para ter qualidade e diminuir custos com a atividade leiteira. Também estiveram presentes: o deputado Estadual Wilmar Reichembach,um dos representantes da Frente Parlamentar, o   assessor parlamentar, Janir Cela, o prefeito Jaimir Gomes, o vice prefeito, Altair Gabriel, o Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, o Chefe da Divisão de Fomento  Pecuário, Rodolfo Gritter, além de Diretores Municipais, vereadores e equipes técnicas.

O prefeito Jaimir Gomes reforçou a importância de receber o evento no município. “É muito importante que nosso produtor receba ainda mais informações técnicas e ter a presença do deputado Reichembach, é muito significativo, porque sabemos que temos um representante próximo ao governo do Estado para nos defender e principalmente levar as reivindicações dos nossos produtores de leite”, comentou o prefeito Jaimir Gomes.

Denise Chiapetti ressaltou que 60 % das propriedades rurais são abaixo de 14 ha e pertencem a agricultura familiar. E mais, o Brasil hoje é considerado o 4º maior produtor de Leite do mundo com uma média de 4,5 litros de leite por vaca; no Paraná esse índice sobe para 9,3 e na região Sudoeste, fica ainda maior, 11,43 litros. Marmeleiro também apresenta alto índice de produtividade (11,76 l).

“O maior desafio é tornar essas propriedades economicamente viáveis; nós temos genética na propriedade, temos área suficiente e nós conseguimos dobrar a nossa produção se a gente fizer algumas melhorias na propriedade então precisamos levar essas informações para o nosso produtor rural’, explica Denise.

A agricultora Gelce Scolari, gostou das informações que recebeu na palestra e já sabe o que fazer para continuar conquistando o mercado leiteiro. “Nós temos de mudar a qualidade, e dá pra melhorar e quero mais ainda”, explicou.

Odete Konse, que também está na cadeia produtiva do leite gostou da palestra. “Vem somar com o que a gente já está fazendo na propriedade e dá sim, pra garantirmos mais qualidade no leite e preço no produto”, avaliou.

O Armando Gross, é produtor de leite há 20 anos e está de olho no mercado internacional. “Foi muito bom pra poder orientar a gente a melhorar muito o leite, pra poder exportar e ter o preço melhor”, argumentou.

O deputado estadual, Wilmar Reichembach,está feliz com a parceria  que foi bem acolhida  por todos os municípios  e nessa oportunidade esteve em Marmeleiro. Ele comemorou o sucesso das ações da Frente Parlamentar de Apoio a Cadeia Produtiva do Leite. “Esse encontro é uma oportunidade para chegar informações técnicas até os produtores que poderão somar para melhorar sua propriedade e seu planejamento para enfim, terem mais lucros que é o objetivo final”.