“PROJETO VELHO AMIGO” REALIZA 1º ENCONTRO

Postado em: 11/10/2017

1º ENCONTRO DO “PROJETO VELHO AMIGO” REÚNE CERCA DE 500 IDOSOS EM MARMELEIRO

O 1º Encontro do “Projeto Velho Amigo” foi coordenado pelo Departamento de Assistência Social, com apoio da APMIF e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e reuniu quase 500 idosos. A  maioria deles participam dos 6 grupos que fazem parte do projeto e os demais representam a população idosa de Marmeleiro.

Durante a abertura do evento o padre Geraldo Macagnan, da paróquia Santa Rita de Cássia de Marmeleiro e o pastor Fernando Araújo, da Comunidade Batista Betel de Francisco Beltrão ministraram a benção aos idosos.

O prefeito Jaimir Gomes, acompanhado da esposa  a primeira dama e presidente de honra da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, à Infância, e à Família) , Elizangela Gomes, e do vice-prefeito, Altair Gabriel, e a esposa, Jane Junques, também deram as boas vindas aos participantes. A Diretora de Assistência Social, Luciani Berti, apresentou a equipe de trabalho e agradeceu a presença de todos.

Foi oferecido aos participantes um café da manhã, em seguida uma Palestra Show- Faça da Vida um Show, com Roseli Angst, de São Miguel do Oeste- SC; e a manhã terminou com um delicioso almoço.

Durante á tarde ocorreu o Primeiro Concurso de Dança, onde os casais disputaram as eliminatórias nas categorias de Chote e Valsa e na final disputaram na categoria de Tango. Houve premiação para os participantes, troféu e premiação para 1º, 2º e 3º lugar. Os vencedores foram: 1º Lugar Sebastião A. de Oliveira e Santina de Oliveira, do Grupo de Idosos Santa Rita ; 2º Lugar Romildo Correia e Beatriz da S. Macagnan, do Três Pinheiros; e o 3º Lugar Elias Bacof e Maria Terezinha Guttler , do Grupo Alvorada. Para encerrar o encontro os idosos também tiverem um Matinê.

A Diretora Luciani Berti avalia que o encontro foi muito positivo com uma participação muito grande dos Clubes  e um grande número de inscrições para o primeiro concurso de dança “ A gente não traz tudo pronto no encontro, a gente deixa para que eles façam parte dessa programação, organização, trazendo as habilidades, os potenciais que existem  dentro da comunidade”, comentou.

A presidente de honra da APMIF, Elizangela Gomes, salientou que “quando demonstramos interesse pelos idosos, e oportunizamos essa interação entre eles, permitimos que o espírito jamais envelheça e é isso que a gente tenta conservar neles, essa jovialidade do espírito para que eles tenham como lutar contra as dificuldades físicas e do dia a dia. E com certeza teremos novos encontros, a cada ano uma novidade motivando eles a estarem buscando essa unidade, essa interação”.

Para os idosos, o encontro foi motivador. Ivanir Novak gostou do acolhimento e achou “maravilhoso; gostei de tudo”.  O Sebastião Meireles também aprovou e “estava um encontro muito bonito”.

A jurada do concurso de dança, a ex primeira dama de Marmeleiro, dona Maria Ghettino, ficou feliz  em participar e disse que todos dançaram muito bem e foi até difícil escolher os primeiros colocados. “Achei linda a iniciativa do encontro, é algo bom para os idosos, se divertirem, se sentirem valorizados, amei’, comentou Maria .

O casal que ficou em primeiro lugar no concurso de dança comentou sobre a experiência e emoção que vivenciaram nesse encontro. A esposa Santina de Oliveira, conta que ficou muito nervosa e temeu não levar pra casa o título de campeões. “Tinha medo de perder porque já tinha competido uma vez e ganhamos um prêmio de consolação mas hoje não, graças a Deus  ficar em primeiro lugar foi uma honra’, comemorou. Já o marido ,Sebastião de Oliveira, disse que não ficou nervoso: “fiquei feliz com o primeiro lugar e no próximo encontro a gente vem ainda mais animado”, garantiu.

O prefeito Jaimir Gomes lembra que o 1º Encontro do “Projeto Velho Amigo”, é a consolidação de uma gestão consciente. “Estamos trabalhando para que as pessoas de todas as idades possam ter realmente algo diferenciado em nossa administração e o projeto velho amigo é um exemplo pois contratamos profissionais para darem suporte nas ações do Departamento. Entendemos que é preciso gente para cuidar de gente, para despertar nas pessoas, a vontade de viver, reencontrar velhos amigos, fazer novas amizades”, finaliza Jaimir.