ESTUDO INÉDITO REVELA ESPAÇO URBANO DE MARMELEIRO

Postado em: 03/10/2017

ESTUDO INÉDITO REVELA ESPAÇO URBANO DE MARMELEIRO

O professor de geografia, Ivanir Buratto, apresentou, nesta terça-feira, 02, na Prefeitura de Marmeleiro, um estudo Inédito sobre a os fatores que contribuíram para a formação do espaço urbano da cidade de Marmeleiro. O trabalho foi objeto de estudo do curso do PDE- Programa de Desenvolvimento Educacional, realizado em 2016, com implementação em 2017, e aplicação com alunos dos 7º anos matutino, do Colégio Estadual Telmo Octávio Muller.

Como resultado deste estudo, o professor produziu mais de 100 slides com referências do ontem e do hoje e o que mudou no espaço urbano e a agora a intenção é transformar a pesquisa em um grande documentário. A administração Municipal de Marmeleiro e o Departamento de Educação apoiam o projeto. “Houve um bom desenvolvimento nesses anos todos e de 1980 pra cá, o tamanho do perímetro urbano foi multiplicado por quatro. Marmeleiro perdeu no início, por estar próxima de Beltrão. Hoje vejo que está tendo uma devolutiva, por estar próxima de Beltrão também”, comenta o professor.

Participaram da palestra o prefeito Jaimir Gomes, o vice-prefeito, Altair Gabriel, a Diretora de Educação e Cultura, Marilce Bednarski, Diretores de Departamentos, além de vereadores, alunos dos 7ºAnos do Colégio Estadual Telmo Octavio Muller, diretores e professores do Colégio, representantes do núcleo Regional de Educação, pioneiros de Marmeleiro e o professor doutor, orientador do Trabalho do Ivanir Burato, Ricardo Leme. Também foi realizada uma interação com os alunos do Colégio. “Administração Municipal, em conjunto com o Departamento de Educação e Cultura, compreende a importância do trabalho inédito desenvolvido pelo professor e nossa intenção é viabilizar para que toda essa pesquisa realmente seja compartilhada com todos”, avaliou o prefeito Jaimir Gomes

Buratto explica que como o trabalho é de geografia e nesta disciplina, “tempo é sucessão e espaço é acumulação”, por isso são apresentadas inúmeras fotografias mostrando vários locais como eram e como estão atualmente, para que o aluno possa compreender melhor o espaço geográfico em que vive. “Acredito que todo esse trabalho é um legado muito importante que pode ser aproveitado por todos”, observa Ivanir Burato.

O trabalho que inicia pela fundamentação teórica possui os dados históricos e está dividido em três períodos. Até 1912, que aqui viviam apenas os indígenas; De 1912 até o início da década de 1940 - período dos caboclos; E após esta década iniciou o processo de formação da cidade. Dois fatos foram relevantes na formação da cidade e do município, sendo: primeiro a construção da estrada Pato Branco a Francisco Beltrão e, o segundo, a aquisição, por parte da empresa Dambros & Piva, das terras do município do Banco Central da Argentina.

Após a aquisição foi formada uma nova empresa, Perseverança - Indústria e Comércio de Madeiras Ltda, que planejou a nova cidade e comercializou os imóveis urbanos e rurais, além da exploração da madeira, em especial o pinheiro araucária.