CAMINHADA PELA VIDA : PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Postado em: 22/09/2017

CAMINHADA PELA VIDA CHAMA A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO EM MARMELEIRO PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O Departamento de Saúde de Marmeleiro realizou durante a tarde de quarta-fiera,20,a  Caminhada pela Valorização da Vida. Prevenção ao Suicídio. O prefeito Jaimir Gomes, a Diretora de Saúde, Simone Antes, participaram da ação juntamente com os pacientes do CAPS I, CAPS AD III, representantes da Saúde e do Departamento de Assistência Social.

Eles saíram de frente do Posto de Saúde Central e caminharam pela Av. Dambros e Piva até a Praça Central onde encerraram a ação com um grande abraço coletivo. O jovem Daniel Bravim, que tem enfrentado a doença  reforça que “ falar sobre o que esta sentindo ajuda muito e com o tratamento médico estou muito melhor”.

O prefeito Jaimir Gomes entende “que a campanha de prevenção é o melhor caminho para diminuirmos os altos índices do suicídio e apoiamos o trabalho que a saúde está desenvolvendo”.

A Diretora de Saúde Simone Antes, lembrou que em Marmeleiro os números de suicídio também ainda são altos. Atualmente o Brasil é considerado o 8º país em número de mortes. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante para a prevenção do suicídio.

“Nosso abraço coletivo na praça significa acolhimento. Queremos com essa caminhada conscientizar a população, a equipe de saúde e os pacientes da importância de prevenirmos o suicídio, que é um assunto ainda cheio de tabus e que devemos falar sobre ele. Assim conseguimos minimizar os riscos e acompanhar o paciente e a família. Acreditamos muito no trabalho de prevenção”’, finaliza Simone.