2º Meio Ambiente na Praça Realizado com Sucesso

Postado em: 03/06/2024

No último sábado, dia 1 de junho de 2024, A Administração Municipal de Marmeleiro, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou o 2° Meio Ambiente na Praça. Na ocasião tivemos vários apoiadores como o Departamento de Agricultura, Assistência Social, UTFPR Campus de Francisco Beltrão através do Curso de Engenharia Ambiental, Special Dog, Reverso Solução Ambiental, Grupo de proteção animal Bicho Não é Lixo – APA e a empresa CETRIC.

Também esteve presente o Departamento de Saúde através do Setor de Vigilância Sanitária, que apresentou duas maquetes da "realidade x expectativa" do cenário da dengue, banners com fotos do ambiente ideal e dos focos encontrados nas visitas domiciliares e uma breve explicação do UBV pesado; quando utilizado, porquê, e perguntas para a população, se essa é a solução, onde as pessoas podiam participar deixando sua opinião em post it, de como podemos resolver essa problemática, além de apresentar dados de acidentes de trabalho no ano de 2023, bem como a prevenção e orientação para a utilização correta de EPIs.

O evento ocorreu na Praça da Independência, no horário das 09h até às 13h, em que foram feitas coletas de Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias, Medicamentos vencidos e Óleo de cozinha usado. Além da entrega dos Calendários da Coleta Seletiva da Cidade, realizados demonstrativos de como fazer a compostagem dos seus resíduos domiciliares e distribuídas sementes de Crotalária que é um agente que ajuda no controle biológico contra o mosquito da dengue, sementes de Guapuruvu e também mudas de árvores nativas de pequeno porte.

Outra atração do dia foi a Feira de Adoção de Cães e Gatos, aonde quem adotou, ganhou um kit da marca Special Dog. Também foi realizada a Vacinação Antirrábica, Gratuitamente para tutores de cães e gatos domiciliados em Marmeleiro.

O Departamento de Meio Ambiente agradece a todos os envolvidos e a população que se fez presente e colaborou para a realização do evento comemorativo ao dia mundial do meio ambiente que é dia 05 de junho.