EM MARMELEIRO DIA “D” DO AGOSTO AZUL TEVE HORÁRIO ESTENDIDO

Postado em: 14/08/2017

EM MARMELEIRO DIA “D” DO AGOSTO AZUL TEVE HORÁRIO ESTENDIDO

O primeiro Dia “D” do Agosto Azul reuniu na última quinta-feira, 10, dezenas de homens no Posto de Saúde do Centro de Marmeleiro. Para facilitar o atendimento o Departamento de Saúde ofereceu um horário estendido, das 17h30 ás 21h.

Ao todo foram realizados 104 testes rápidos para detecção do vírus HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com encaminhamentos necessários, além da aplicação de vacinas para aqueles que não estavam com esquema vacinal em dia. Também ocorreram atendimentos individuais com orientações a saúde preventiva, esclarecendo sobre hábitos de vida saudável.  Na avaliação com a equipe de odontologia muitos dos pacientes atendidos foram orientados ao retorno para realização de procedimentos complementares.

Durante o dia D, o prefeito Jaimir Gomes (PHS), o vice-prefeito, Altair Gabriel (PSC), também participaram das ações no Posto Central. “Nós também estivemos fazendo todos os exames do Dia D porque nossa intenção é cada vez mais, incentivar e mobilizar os homens a fazerem as avaliações médicas de rotina e a cuidarem da saúde porque sei que muitos acabam sempre adiando essa decisão e prevenir é o melhor remédio”, comentou o prefeito Jaimir.

A Diretora de Saúde, Simone Antes, lembrou que “os homem que compareceram apoiaram a iniciativa do Departamento em estender o horário de atendimento, devido a dificuldade de procurar a unidade em horário normal de funcionamento”.

Simone ressaltou ainda que aCampanha do Agosto Azul faz parte da política nacional de atenção integral à saúde do homem. Esse ano, o tema no Paraná é “Pai, seja presente!”, com foco no eixo da paternidade e cuidado. Por isso ,“buscamos  mostrar e incentivar hábitos saudáveis para estarem preparados para vivenciar essa experiência tão importante que é a paternidade e o homem precisa fazer avaliações médicas de rotina, ter uma alimentação equilibrada, manter-se ativo, evitar fumar, consumir bebidas alcoólicas e outras drogas, que são algumas das orientações que a Secretaria da Saúde do Paraná ressalta”, insiste Simone.

O próximo Dia “D” do Agosto Azul está marcado para o próximo  dia 24, das 17H30 ás 21h.