CÂMARA ENTREGA MOÇÃO HONROSA DE RECONHECIMENTO

Postado em: 31/07/2017

CÂMARA DE VEREADORES ENTREGA MOÇÃO HONROSA  DE RECONHECIMENTO  AOS IRMÃOS CUNHA

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PHS), o vice-prefeito, Altair Gabriel (PSC), os Diretores Municipais, o juiz Márcio de Lima e convidados participaram da sessão solene na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira,29.

Na ocasião, foram homenageados com Moção Honrosa de Reconhecimento, dois Marmeleirenses: o Desembargador LEONEL CUNHA e seu irmão, o coronel da Polícia Militar IRINEU OZIRES CUNHA.

Eles são filhos de João Cunha Sobrinho e Emília Maria Cunha, família de tradição e de grande importância para a história de Marmeleiro. Entre os irmãos estão Marina Nicéia Cunha, professora em Marmeleiro; e Percy Cunha, professor, residente em Marechal Cândido Rondon-PR.

A Moção foi uma indicação do vereador e presidente da Câmara, Amilton de Oliveira Lima, e aprovada com unanimidade pelos vereadores. Durante a solenidade, o prefeito Jaimir Gomes foi quem entregou a homenagem ao coronel Irineu, e o juiz Márcio de Lima, fez a entrega da moção ao desembargado Leonel. Acompanhe os detalhes da biografia dos homenageados :

LEONEL CUNHA- Desembargador

Leonel foi Escrivão ad hoc da Delegacia de Polícia de Marmeleiro de 1968 a 1972;

Serviu ao Exército Brasileiro, de maio de 1972 a maio de 1973, no Regimento de Cavalaria de Guardas chamado “Dragões da Independência”, em Brasília.

Ingressou na Polícia Militar, em Pato Branco, no Terceiro Batalhão, como Soldado, em dezembro de 1973.

Alcançou na PMPR o posto de 1º Tenente, tendo servido a maior parte de seu tempo na Companhia de Polícia de Choque.

Em junho de 1985, mediante aprovação em Concurso Público, ingressou no Ministério Público do Estado do Paraná, alcançando o maior cargo, o de Procurador de Justiça.

Em fevereiro de 2004, por intermédio do Quinto Constitucional foi escolhido Juiz do extinto Tribunal de Alçada do Paraná.

Em 2005, com a extinção do Tribunal de Alçada, passou a ocupar o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, onde permanece.

IRINEU OZIRES CUNHA- Coronel da Polícia Militar.

Irineu iniciou sua carreira servindo o Exército  Brasileiro  com 18 anos.

Em um breve retorno a Marmeleiro prestou concurso para a Escola de Formação de Graduados (EFAG) na Academia Policial Militar de Guatupê, foi aprovado e trabalhou como Sargento nos municípios de Pato Branco, Chopinzinho e Renascença.

Em 1979 passou no concurso para o Curso de Formação de Oficiais retornando para a Academia Policial Militar de Guatupê, permanecendo por três anos, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1981 e promovido ao posto de Segundo Tenente no ano de 1982.

Foi designado para servir no Oitavo Batalhão de Policia Militar, em Paranavaí, onde permaneceu por 15 anos, até o posto de Capitão. Foi enviado a Cianorte, onde comandou a Terceira Companhia de Polícia Militar subordinada ao Batalhão de Cruzeiro do Oeste. Nesta época formou-se em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR).

Foi transferido para a cidade de Toledo, onde comandou a Segunda Companhia de Polícia Militar e ao ser promovido ao posto de Major, foi designado para Subcomandar o Sexto Batalhão de Polícia Militar, em Cascavel, município que residiu por três anos.

Na sequencia foi transferido para Curitiba como Chefe do Setor de Justiça e Disciplina (SJD), hoje Corregedoria Geral da Polícia Militar do Paraná. Atuou nesta função por dois anos e foi designado para comandar o Décimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar localizado na Vila Izabel em Curitiba, permanecendo nesta função por dois anos, quando foi designado para comandar o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), sediado na capital, já como Tenente Coronel.

Ao ser promovido a Coronel foi designado, no governo de Roberto Requião, como Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, exercendo o cargo por dois anos, quando foi designado para a Assessoria da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aposentou-se em 2010 e foi convidado pelo Prefeito, Luizão Goulart, do município de  Pinhais para ser diretor do Departamento de Segurança Pública.

Com a eleição da Prefeita Marly, o convite foi feito para ser o Corregedor Geral da Guarda Municipal daquele município, função que exerce atualmente.

Irineu também publicou dois livros: Comentários às partes geral e especial do Regulamento Disciplinar do Exército, primeira e segunda edição e Comentário a Lei nº 16.544 todos na área de Direito Administrativo Disciplinar