SETOR DE LICITAÇÃO GEROU ECONOMIA DIRETA DE R$1,5 MILHÃO NO ORÇAMENTO NOS PRIMEIROS SEIS MESES DESTE ANO

Postado em: 11/07/2017

Prefeitura de Marmeleiro

SETOR DE LICITAÇÃO GEROU ECONOMIA DIRETA DE R$1,5 MILHÃO NO ORÇAMENTO NOS PRIMEIROS SEIS MESES DESTE ANO.

Um dos setores que garante o funcionamento da máquina pública em uma prefeitura é o setor de Compras e Licitação. Atentos a essa visão, a atual Administração Municipal de Marmeleiro(Prefeito Jaimir Gomes (PHS) e vice-prefeito, Altair Gabriel (PSC), fez uma evolução nos serviços de controle de Compras. O almoxarifado também foi remodelado e isso resultou em mais controle, economia e transparência.

Por conta disso, nesses primeiros seis meses do ano, foi possível gerar uma economia de R$ 1,5 milhão, o que representa 6,5% do orçamento geral do município até a presente data.

O Diretor de Administração e Planejamento, Andrei Acco, explica que desde o início do atual mandato “ tudo o que é comprado, não interessa se é um prego, um veículo ou compras maiores, tem de ser através de um processo de licitação e tem de ter requisição, ou seja,  só se compra na Prefeitura de Marmeleiro se tiver  requisições através do Departamento de Compras”. Para se ter uma ideia do volume de trabalho, nos primeiros seis meses deste ano foram realizadas 204 licitações em todas as suas modalidades: pregão presencial, eletrônico, tomada de preço, concorrência pública, dispensa de licitação.

Além desta ação, Andrei lembra que foi feita também uma melhor organização no Almoxarifado do município. A intenção foi ter um controle maior, tanto de entrada quanto de saída de mercadorias. “Fazendo uma estimativa com o que arrecadamos, que é em torno de R$ 23 milhões, esses 6,5% de economia em cima do orçamento foram expressivos. Ou seja, nós conseguimos fazer a máquina pública andar. Todos os Departamentos realizaram obras, tiveram investimentos e mesmo assim obtivemos esse resultado, um valor que inclusive se transformará em mais obras e ações no município”.

O Diretor de Administração ressalta que é preciso ter a consciência de que o serviço de compras é feito com dinheiro público e isso exige que seja feito com responsabilidade. “Só se consegue esses resultados com trabalho sério de gestão. É preciso ter controle, estar atento ao que é realizado, ter índices para medir o que está acontecendo e claro, uma equipe muito responsável como a que temos hoje no Município de Marmeleiro. Todos os funcionários trabalham para que o dinheiro arrecadado seja investido com muita responsabilidade, pois é dinheiro público”, finaliza Andrei Acco.