MEIO AMBIENTE É LEMBRADO EM MARMELEIRO COM AÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS DO INTERIOR.

Postado em: 06/06/2017

Este ano, o Departamento de Meio Ambiente de Marmeleiro, juntamente com o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, do campus de Francisco Beltrão (UTFPR - FB), prepararam várias ações para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de maio. No sábado, 03, foi feita a abertura da Semana do Meio Ambiente com um Bazar, uma Feira de Adoção de filhotes e cachorros,  coleta de resíduo eletrônico e óleo de cozinha. E, durante esta semana, os alunos das Escolas Municipais do interior de Marmeleiro farão  diversas atividades de práticas de educação ambiental e entrega de cartilhas sobre meio ambiente, além de Oficina de Musicalização com Instrumentos feitos com material reutilizado.

As atividades estão sendo coordenadas pela professora da disciplina de Introdução à Engenharia e Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, Priscila Soraia Conceição Ribeiro, e pela Chefe da Divisão de Gestão de Resíduos do Departamento de Meio Ambiente, Marilete Chiarelotto.

Os alunos que estão ministrando as práticas de educação ambiental estão cursando a disciplina de Introdução à Engenharia Ambiental, no 1º semestre, e os alunos matriculados em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, disciplina regular do 7º semestre, ambas do curso de graduação em Engenharia Ambiental, ofertado na UTFPR - FB.

A professora Priscila salienta que “o respeito ao meio ambiente deve ser tema constante nas práticas educacionais e, que se ensinados desde a infância, todos conseguem apreender seu papel na mudança necessária para um meio equilibrado”.

As práticas de educação ambiental que estão sendo realizadas incluem : distribuição de mudas nativas, produção e pintura com tinta de solo, confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis, apresentação de teatro sobre o tema, musicalização com instrumentos construídos com materiais descartados, entre outras.

Para Marilete Chiarelotto, “é muito importante integrar a Universidade com a sociedade para que possamos trabalhar com a educação ambiental pensando em mudanças de hábitos para melhorar a qualidade do nosso meio ambiente e praticar o desenvolvimento sustentável”.

O Diretor de Meio Ambiente, Andrei Oliveira, lembrou que ao trabalhar com as crianças elas recebem informações importantes sobre a preservação ambiental e se tornam multiplicadoras de ações positivas e de resultados  ao meio ambiente. “A intenção do Departamento é repassar conhecimento e informação para que elas tenham consciência sobre o meio em que vivem. Temos de plantar uma sementinha boa sobre o que é o meio ambiente porque assim nosso futuro será próspero’, considerou Andrei Oliveira.

O prefeito Jaimir Gomes (PHS), lembrou que “a administração municipal é parceira dessas ações porque entendemos o quão importante é garantirmos a consciência da preservação ambiental”.

Acompanhe nossa programação:

DIA  07/06/2017 ( quarta-feira): em parceria com alunos do curso de engenharia ambiental, da UTFPR campus de Francisco Beltrão.

Atividade: Atividades de práticas de educação ambiental e entrega de cartilhas sobre meio ambiente, na escola Novo Progresso.

Local:  Comunidade Novo Progresso

Horário: 8h15 às 11h

DIA  09/06/2017 ( sexta-feira): parceria alunos do curso de engenharia ambiental, da UTFPR campus de Francisco Beltrão.

Atividade: Oficina de Musicalização com Instrumentos feitos com material reutilizado- “Batuque Ambiental”  , Teatro Meio Ambiente e Sustentabilidade ;-Atividades sobre mudanças climáticas

Local:  Escola Novo Progresso     Horário: 8h15 às 11h

Local:  Escola Souza Naves           Horário: 13h30  às  15h