Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

PROPRIEDADES RURAIS ESTÃO 100% GEORREFERENCIADAS PELA ADAPAR

Postado em: 06/06/2017


ADAPAR CONCLUI 100% DO GEORREFERENCIAMENTO  NAS PROPRIEDADES RURAIS EM MARMELEIRO .

O serviço de georreferenciamento é um mapeamento da propriedade rural.  Muito utilizado em casos de foco de emergência sanitária. Ele serve para definir  estratégias  de controle e prevenção de novos focos porque identifica com precisão  a localidade, as fronteiras,  curso d’água, matas,  áreas de preservação, estradas  e rodovias.

No Paraná, das mais de 184 mil propriedades cadastradas pela Adapar - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, 144mil 824 já foram georreferenciadas. E o município de Marmeleiro é um deles. As 1.024 propriedades com animais de produção já estão mapeadas.

A fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Francieli Deggeroni, explica que o trabalho foi feito pelos técnicos que estiveram na propriedade, marcaram o ponto através do GPS para ter a localização exata. Em alguns casos, esse serviço foi feito pelo google earth. “Nosso objetivo é garantir eficiência e rapidez na atuação em focos de emergência sanitária. Ao surgir um foco instituído temos condições de produzir ações e medidas estratégicas no foco e em todas as propriedades vizinhas e próximas. Com isso estaremos emitindo medidas de controle e prevenção de novos focos”, avalia Franciele.

Dos 14 municípios da Adapar de Francisco Beltrão, Marmeleiro e Renascença já concluíram os trabalhos. Beltrão está com 99,9%, restando apenas seis propriedades. “Esse resultado se deve ao apoio das secretarias municipais de agricultura que auxiliaram muito, nos disponibilizando pessoal e ajudando com informações fornecidas ao sistema”, lembra Franciele.

O Diretor de Agricultura de Marmeleiro, Guilherme Baggio, comemora a parceria com a Adapar. “São poucos os municípios no Paraná e no Sudoeste que já atingiram essa meta de 100%. Por isso, é um motivo de comemorarmos. Se tivermos alguma doença ou epidemia animal, o georreferenciamento possibilita termos um controle melhor da situação e conseguirmos isolar melhor uma determinada área, e tendo 100% georreferenciado facilita o nosso controle, tanto para o Departamento como para a Adapar”, avalia Baggio.

Galeria de Fotos: