DIA 18 DE MAIO FOI LEMBRADO EM MARMELEIRO COM TRÊS DIAS DE ATIVIDADES

Postado em: 23/05/2017

DIA 18 DE MAIO FOI LEMBRADO EM MARMELEIRO COM TRÊS DIAS DE ATIVIDADES

O Departamento de Assistência Social de Marmeleiro, coordenado pela Diretora Luciani Berti, preparou três dias de atividades para lembrar o Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A psicóloga da assistência social, Ellen Hirasaka, lembrou que  o dia 18 De Maio foi criado como mobilização e conscientização após o caso nacional da menina Araceli, em 1973. Aos 8 anos, a menina foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada e seu corpo foi encontrado dias depois, desfigurado por ácido, e os agressores não foram punidos até hoje.

O presidente  do Conselho Tutelar de Marmeleiro, Waldir Pereira de Lima, alerta que a média  dos casos de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes na cidade é de um por mês. Em relação ao ano passado os números aumentaram mas Waldir reforça “que o Conselho tem se mobilizado junto com as entidades para coibir esses crimes”.

No dia 17, a direção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Escola Oficina, preparou para os alunos uma tarde de bate papo sobre o assunto, com a psicóloga do município Ellen Hirasaka. Em seguida, as crianças participaram de uma oficina de artesanato e produziram dezenas de flores amarelas, o símbolo da Campanha Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

Ainda como parte das atividades, no dia 18, as crianças assistiram a uma peça de teatro, um monólogo com o ator Roberto Sutil do Ceju- Centro de Juventude de Francisco Beltrão. Depois elas distribuíram as flores para o público que assistiu ao teatro e também para servidores de departamentos da prefeitura municipal.

E na sexta-feira, 19 de maio, o Centro de Capacitação de Professores foi palco de uma Palestra Show com Dalvan. As crianças e adolescentes dos 5º anos das Escolas Municipais  e 6º ano do Colégio Estadual de Marmeleiro ,juntamente com os alunos do SCFV (Escola Oficina), foram acolhidos com alegria e tiveram a oportunidade de ouvirem um pouco mais sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra as crianças e adolescentes. O personagem Chapolim Colorado também apareceu e deixou o recado para que as crianças não guardem segredos quando forem vitimas de alguma forma de abuso.

A Bruna, de 11 anos, entendeu que “temos de aprender a falar sobre isso. Se não fala sobre o assunto a pessoa vai ficar agoniada, vai sofrer muito com isso e os outros não vão poder ajudar ela”. O Darlei de 12 anos também gostou das atividades. “Achei bem bacana. É um assunto um pouco difícil mas, é importante porque a gente tem que tomar bastante cuidado. Da pra ajudar outras pessoas, a gente vai explicando pras crianças e elas vão sabendo e vale a pena”.

A diretora de Assistência Social, Luciani Berti, apresentou todos os envolvidos nas ações e trabalhos da assistência social, do CRAS, Conselho Tutelar, SCFV-Escola Oficina, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, APMIF, além de professores e educadores que trabalham diariamente com crianças e adolescentes, ressaltando que as crianças podem confiar nessas pessoas, pois todos trabalham na busca da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Durante a atividade, a primeira dama, Elizangela Gomes da Rosa, e a vice- dama Jane Junques Gabriel participaram das ações. O prefeito Jaimir Gomes (PHS), também interagir com as crianças, cantando e brincando, um jeito descontraído para falar sobre um assunto que requer seriedade e atenção. “Nossas crianças e adolescentes precisam da nossa proteção e queremos protegê-las”, reforçou Jaimir.

A diretora Luciani Berti, lembra que as ações do município buscaram mobilizar as pessoas pela conscientização do problema e combate a violência e exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Marmeleiro, Dangrei Dalla Corte, insiste que “falar sobre o assunto é uma grande ferramenta para combater  o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes”.