ENTIDADES ENVOLVIDAS COM O PROGRAMA HABITACIONAL ORGANIZADO PELA COOPERHAF SE REUNEM COM PREFEITO

Postado em: 05/05/2017

Esta semana, uma reunião definiu novas ações sobre as obras do Programa Habitacional do Loteamento Passarela 3, no Bairro Passarela, saída para Barracão.

O prefeito, Jaimir Gomes (PHS), recebeu na Prefeitura, representantes da Caixa, a gestora do empreendimento, da Cooperhaf, a entidade organizadora; da Construtora Vale Sul; e de vários Departamentos da Prefeitura, que é a responsável pela infraestrutura do Loteamento.

Na pauta da reunião, as ações realizadas por cada um dos envolvidos e o que ainda precisa ser feito sobre a infraestrutura e a construção das 40 unidades habitacionais.

Cabe a Prefeitura de Marmeleiro a responsabilidade de organizar e implantar toda a infraestrutura do empreendimento. No entanto, explicou o diretor da Cooperhaf, Elizandro Krajczyk, houve a troca da administração municipal  e por conta de todo esse processo de readequação foi preciso deixar a nova administração ciente do que está aprovado dentro do projeto.

Por conta disso, a Caixa organizou a reunião para trazer esclarecimentos a todos os envolvidos no empreendimento.

O Programa Habitacional do Loteamento Passarela 3 teve início em 2013 com a tomada de documentos mas, só começou em 2016, com a contratação do empreendimento. Até agora, há 40 % de execução da obra. A expectativa é de que até o mês de outubro deste ano sejam entregues as casas mas, tudo vai depender também, de trâmites legais.

Com a reunião desta semana ficou agendado que o grupo se reencontra em 10 dias para definir o planejamento dos novos passos e garantir ações de finalização da obra dentro do prazo previsto.

O diretor da Cooperhaf comentou que "se tudo der certo,  as unidades podem ser concluídas entre 4 a 5 meses, restando questões  legais de averbação, habite-se  e todo o processo, inclusive de entrega oficial  por parte da Caixa". E disse que ele "não tem dúvida nenhuma que será um empreendimento de muito sucesso e, se tudo der certo, quanto a questão de adequações e infraestrutura, a construtora tem à disposição, de concluir as 40 unidades até o mês de outubro".

O engenheiro civil da Prefeitura de Marmeleiro, Michel Martinazzo, explicou que o prazo de 10 dias foi adotado pelo grupo para que seja verificado o que está faltando e o que é necessário para resolver cada item da infraestrutura e da obra.

De acordo com Martinazzo, nos últimos trinta dias, a prefeitura intensificou os trabalho no empreendimento. 95% dos terrenos já estão nivelados, faltando apenas alguns detalhes para concluir a etapa da terraplanagem.  Enquanto isso, outra equipe também está organizando o plantio de grama nos locais onde o projeto exige. A Sanepar está sendo oficiada pela prefeitura para providenciar a rede de água e esgoto em alguns lotes que ainda não foram atendidos.

Em uma etapa seguinte, começa a ser organizado um processo licitatório para a construção de um guarda corpo, um tipo de muro, entre a casa e o talude (barranco), nos terrenos em que se fizer necessária a obra. E por último, será realizada a construção das calçadas em paver, em frente a todas as 40 unidades habitacionais.

"Em função de algumas tramitações legais e detalhes que dependem de documentação, acabou acontecendo um atraso nos prazos e estamos nos organizando para cumprir tudo de acordo com o limite que a gente tem, que é outubro", esclarece Michel Martinazzo.