Reunião do Programa Cidade Empreendedora sobre Sistema Regional de Crédito

Postado em: 03/07/2023

Na última sexta-feira, dia 30 de junho de 2023, aconteceu na sede da Prefeitura Municipal uma reunião para tratar sobre o Sistema Regional de Crédito do Núcleo de Marmeleiro.

Houve a participação do Prefeito, da Agente de Crédito da Fomento Paraná, representantes das Cooperativas de Crédito, da Associação Comercial, da Sociedade Garantidora de Crédito Garanticoop e do SEBRAE. A ação é fruto das discussões do Comitê Gestor Municipal formado por representantes do poder público, privado, sociedade civil e academia. Estes formam o Programa Cidade Empreendedora que tem por objetivo melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

O Acesso ao Crédito é um dos eixos trabalhados pelo Comitê, onde, de um lado, encontramos o empresário que, por vezes, busca crédito para cobrir “furos no Caixa”, o que pode piorar a situação financeira da empresa, visto que não é investigada a causa. E do outro lado a Instituição Financeira que não concede o crédito porque não tem confiança na empresa ou que concede o crédito e acaba em inadimplência. É neste momento que se vê a importância do crédito orientado por meio de capacitações e consultorias com o objetivo de identificar os reais motivos da necessidade de capital de giro, de saber qual é a capacidade de pagamento da empresa e também, nos casos de recursos para investimento, que seja levantado o montante necessário e que esse crédito seja utilizado para a finalidade correta e não seja buscado crédito para investimento e utilizado para capital de giro ou para uso pessoal do empresário.

Além da proposta de parceria entre todas as instituições presentes para ser instalado um ambiente de orientação ao crédito, a Garanticoop também propôs a criação de um Fundo de Aval Garantidor pela Prefeitura Municipal. Este tem por objetivo tratar um dos principais gargalos na busca de crédito: a garantia. Grande parte das empresas não possuem as garantias solicitadas pelas instituições financeiras, o que acaba sendo um limitador do crescimento. O Fundo de Aval Garantidor faria esse papel de garantia num percentual de até 80% do crédito liberado e a taxa de juros poderia ser mais atrativa dado o menor risco de inadimplência.

Por fim, ficou acordado que as tratativas para a formalização do Termo de Cooperação Técnica se darão na sequência e que a Prefeitura Municipal irá analisar as possibilidades da criação de Fundo de Aval.