Começou o Mutirão para Atualização e Regularização Cadastral dos lotes dos Assentamentos

Postado em: 19/06/2023

Começou na manhã desta segunda-feira, dia 19 de junho de 2023, no Pavilhão da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, o Mutirão para Atualização e Regularização Cadastral dos lotes dos Assentamentos de Marmeleiro.

Este mutirão é uma parceria entre parceria do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da LAGEAMB (Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais) com a Administração Municipal de Marmeleiro por meio do Departamento de Agricultura. A iniciativa desse projeto foi a TED (Termo de Execução Descentralizada) estabelecida entre INCRA e UFPR.

O evento iniciou as 8h, com uma reunião geral entre o INCRA, a UFPR e mais de 500 moradores dos Assentamentos de Marmeleiro (Anjo da Guarda, Fazenda Perseverança, Karl Marx e São Jorge e Eduardo Raduan). Durante a tarde, os atendimentos seguiram para as PAs Anjo da Guarda, Fazenda Perseverança, Karl Marx e São Jorge. De terça, dia 20, até sexta-feira, dia 23 de junho de 2023, os atendimentos seguirão com a PA Eduardo Raduan.

A reunião geral foi marcada pela presença de diversas autoridades, como o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati, o Superintendente Regional do INCRA Nilton Guedes, o Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA Paulo Caldeira, o Coordenador da Equipe de Supervisão Ocupacional da UFPR Vander Valduga, a Vereadora Vera Dalpont e o Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação do INCRA Cyro Fernandes. Outro presente no evento foi o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O Prefeito Paulo em seu discurso enalteceu o Departamento de Agricultura e o trabalho realizado pelo antigo Diretor Sidiclei Risso, do atual Luiz Carniel e de toda equipe do Departamento pelo empenho em atender os agricultores, principalmente os assentados. Ressaltou também é um compromisso de campanha a regularização fundiária para que os agricultores possam conquistar o documento que garanta a posse dos seus terrenos.