AGROINDÚSTRIA DE QUEIJO RECEBE CERTIFICADO SISBI

Postado em: 20/04/2017

AGROINDÚSTRIA DE QUEIJO DE MARMELEIRO RECEBE CERTIFICADO DO SISBI

A empresa Venetto, que produz queijos em Marmeleiro, aguardava o certificado desde junho de 2014 e agora está liberada para comercializar o produto em todo o Brasil.

Os proprietários da empresa Venetto, Arni Hall e a esposa, Sandra Maffioletti, comemoraram o recebimento do selo do SISBI- Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal oferecendo uma degustação dos queijos, Asiago e Colonial, produzidos pela agroindústria em Marmeleiro. Participaram do evento o prefeito Jaimir Gomes (PHS), o vice- prefeito, Altair Gabril (PSC), o presidente do Consad, o prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandona, o Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, o ex-diretor de Agricultura, Gilmar Garbinn, além de Diretores municipais, vereadores e agricultores.

Com capacidade instalada para 50mil litros de leite mês a Agroindústria conta com a matéria prima produzida por 6 agricultores do município. Além do queijo colonial que tem o selo Sisbi, a Venetto fabrica outros dez tipos de queijo entre eles o Asiago. “Nós entendemos que uma pequena indústria como a nossa só tem viabilidade no mercado de queijos, se ela tiver um diferencial muito forte. O queijo tem que ser diferente. E o nosso é um queijo maturado, com coalho e fermento importado. Buscamos todo o empenho para garantir a nossa qualidade”, comenta Arni Hall.

A empresa que está no mercado há 8 anos, passou em 2016 por uma reforma física e estrutural, adquiriu novas máquinas  e foi em busca do certificado junto ao  CONSAD – Consórcio  Interestadual  e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul, de Segurança, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local.

O presidente do CONSAD, e prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, lembrou que o processo para a conquista do selo é demorado porque possui uma série de normas e adequações que buscam garantir também ao consumidor a qualidade do produto. “Para a agroindústria é uma grande mudança. Antes só possuía o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), e só podia vender no âmbito do município de Marmeleiro. A partir de agora o laticínio possui a autorização do ministério da agricultura, para vender o produto em todo o país.” Zandoná lembrou que  agroindústrias da região estão em busca do SISBI porque pretendem expandir os negócios . Muitas empresas conseguiram o selo na região e muitas estão em fase final de conclusão do processo.

O Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, lembrou que essa conquista da Venetto, representa muito, também para o município de Marmeleiro. “Entendemos, que é um incentivo ao pequeno produtor de leite, geração de renda, produção de alimentos e também acaba gerando tributos ao município”, avaliou Guilherme. O diretor fez questão de salientar que esse selo também foi uma conquista que começou em 2014 com o ex-diretor de agricultura Gilmar Gabin, quem iniciou o processo de certificação com o Consad.

Para o prefeito Jaimir Gomes (PHS), a certificação do selo SISBI para a Venetto é motivo de orgulho para todos. “Agora poderá vender os produtos não só para a cidade mas para o Brasil inteiro. Isso representa não apenas a divulgação do nosso município como do sistema de qualidade dos produtos que são fabricados aqui em Marmeleiro. E também compartilhamos dessa conquista com a agroindústria quando tivemos a coragem e sabedoria de dar continuidade ao programa de agricultura iniciado na administração passada, e que deu respaldo técnico para que a Venetto conquistasse o certificado”.