Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

VIZINHANÇA RURAL SEGURA: AGRICULTORES COMEMORAM IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

Postado em: 24/03/2017


VIZINHANÇA RURAL SEGURA

AGRICULTORES COMEMORAM IMPLANTAÇÃO DO PROJETO COM MAIS SEGURANÇA NO CAMPO

É comum os moradores das comunidades rurais do interior ficarem atentos a qualquer movimento de carros ou motos estranhas que passam pelas estradas. Mas, há cinco meses esse olhar ficou mais intenso em Marmeleiro com a implantação do Projeto Vizinhança Rural Segura. As primeiras comunidades a receberem a ação foram: Linha Nossa Senhora Aparecida, São João, Linha Félix e Gruta. As próximas comunidades a contarem com o projeto serão: Linha Manduri, Medianeira, Padre Anchieta e Linha São Francisco. Também terão sequência as ações na Linha Bela Vista, Alto São Mateus e Km15. 

De lá pra cá a Policia Militar, em conjunto com a prefeitura, realizaram várias reuniões com palestras de orientações sobre segurança. Policiais militares esclareciam as ações e davam dicas de como garantir a segurança da família. Quem aderiu ao projeto, recebeu uma placa que fica visível na propriedade. Todos que entrarem no local ficam cientes que alguém está cuidando da área e a polícia pode ser chamada a qualquer momento.

O coordenador do projeto, o comandante do Pelotão da Policia Militar de Marmeleiro, o sargento Mello Santos, acompanhado dos soldados Daka, Giovelli e Dialison, e juntamente com o gestor do projeto e vice-prefeito de Marmeleiro, Altair Gabriel, encerraram a fase de implantação nas quatro primeiras comunidades rurais: Nossa Senhora Aparecida, São João, Linha Felix e Guta. “Agradecemos a parceria dos agricultores e a confiança no trabalho da polícia, e a partir de agora não faremos mais reuniões porque vocês já sabem como agir. Mas, a polícia vai continuar com a patrulha rural pelas estradas. Qualquer dúvida ou suspeita é só nos ligar”, comentou o sargento Mello Santos, em cada uma das comunidades que  consolidou o Vizinhança Rural Segura.

O gestor do Projeto Altair Gabriel, reforçou que todos podem contar com a administração municipal “pois estamos juntos nesse projeto de segurança rural”. 

GRUTA

Entre os moradores do campo que aderiram ao Projeto a satisfação é unânime. A comunidade da Gruta, por exemplo, foi a primeira a ter o projeto funcionando.  Por lá, os agricultores não suportavam mais o alto índice de furtos nas casas e na propriedade, sem contar o movimento de gente estranha que circulava pela redondeza.

Depois que começaram as reuniões, e as orientações dos policiais, cada morador passou a olhar o outro de um jeito bem mais próximo e seguro.

A agricultora Cleri Gobi, é categórica ao comentar que o projeto foi ótimo. “Antes nós tínhamos muitos furtos na comunidade, muita gente estranha circulava por aqui, carros, motos. Agora mudou muito. Estamos mais tranquilos. A presença da polícia circulando nas nossas estradas e conversando com a gente deu muito mais segurança pra todos nós”, lembrou Cleri. Para ela, o projeto resgatou um sentimento muito importante: “antes, ninguém tinha confiança na polícia, agora os policiais são pessoas em quem confiamos, eles nos ajudam”.

Entendimento que se transforma em números expressivos para o agricultor Sérgio Antônio Bressiani. Ele mora na Gruta há 40 anos e calcula que “o movimento de veículos estranhos por aqui diminuiu mais de 60%, pois, moro bem perto da estrada e sei que hoje as coisas estão mais tranquilas e seguras”.

Linha Nossa Senhora Aparecida

Na comunidade Nossa Senhora Aparecida, os representantes das famílias se reuniram na igreja, para a fase final de implantação do Vizinhança Rural Segura.

A Roseli Pinto Zucchi, mora há mais de 28 anos na comunidade e fez questão de agradecer pelo projeto. “Tudo melhorou. Antes era muito inseguro, agora nos sentimos mais livres, á vontade para sairmos porque sempre tem um vizinho de olho; antes tínhamos de sair e voltar mais cedo. Agora tá muito melhor”.

A agricultora Glória Mendes Barbosa foi quem buscou o projeto para a comunidade. “A gente tá mais seguro porque antes nunca tivemos a oportunidade de ter contato com os policiais como agora, a gente se sente mais seguro”, desabafa.

Há dois anos a agricultora Eroni Ferreira Mendes Zanbam e a família foram vítimas de ladrões que invadiram a casa, arrebentaram a porta e levaram roupas e produtos de beleza que ela comercializava. “Depois disso, pra sair, trancávamos janelas, portas e tudo. Tínhamos muito medo. Agora com o projeto, a gente se sente mais segura porque um vizinho cuida do outro e isso é muito bom”, comenta Eroni, satisfeita com a implantação do projeto.

São João

Na Comunidade São João, o agricultor Juliano Barroso, lembra que antes ele não tinha confiança de Ligar para a PM e ser atendido.  “Mas agora, sei com quem estou falando e isso gera mais segurança pra nós e a presença dos policiais na viatura circulando por aqui assusta os bandidos, atropela os mal intencionados pra longe daqui”, comenta aliviado.

O presidente da comunidade, João Castaldi, agradeceu a implantação do projeto porque “melhorou muito a segurança no campo”.

LINHA FELIX

E na Linha Felix, a implantação do Projeto reforçou o sentimento de alívio. “A comunidade perdeu o medo de conversar com a polícia e isso gera segurança para todos”, lembrou a agricultora Melánia Moras. “A gente aprendeu muito com as orientações dos policiais: dicas de segurança da casa, dos vizinhos e também a se defender de vendedores ambulantes mal intencionados ou de gente que vinha do nada vender rifas, que se aproveitava para sondar nossa casa e depois nos furtar”, lembra a agricultora. E comemora: “a implantação do Projeto Vizinhança Rural Segura foi ótimo, estamos muito mais tranquilos.”

Galeria de Fotos: