DIA MUNDIAL DA ÁGUA: 3 DIAS DE ATIVIDADES EM MARMELEIRO.

Postado em: 20/03/2017

Dia Mundial da Àgua
Departamento de Meio Ambiente  prepara 3 dias de atividades para a comunidade em Marmeleiro.

O departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro, em conjunto com o Setor de Vigilância Sanitária, preparou uma semana especial para comemorar o Dia Mundial da água, 22 de março.

Serão realizadas, entre os dias 23 e 25 de março, várias atividades educativas e recreativas como, por exemplo: palestra sobre Água; teatro sobre a Dengue, com a peça “Agora é Guerra”; distribuição de sementes de árvores; jogos de xadrez e com  Slackline (esporte de equilíbrio- corda bamba-uma fita de nylon flexível e, de preferência, estreita); uma mostra  do funcionamento de captação de água da chuva através de cisterna e sobre o processo de compostagem; pontos de coletas de  lixo eletrônico,  óleo de cozinha e de medicamentos vencidos; também haverá profissionais da área da saúde fazendo exames de glicemia e aferição de pressão arterial.

“A intenção é permitir que haja uma interação cada vez maior  com a comunidade e que criemos possibilidades de refletir  sobre a qualidade da água, os níveis de poluição e o que podemos melhorar para o  futuro do nosso ambiente’, avalia o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da prefeitura de Marmeleiro, Andrei Junior Oliveira.

Este ano a temática escolhida para comemorar o Dia Mundial da Água foi a Conscientização para a preservação dos recursos naturais. E como parte da campanha, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem intensificado ações de comunicação com a comunidade e entre elas a instalação de um outdoor, em frente à prefeitura que chama a atenção para Suas ações têm consequências?

A estratégia é permitir que todas as pessoas possam ver exemplos de desrespeito ao meio  enquanto comparam com ações de preservação. O objetivo é provocar reflexão sobre o desrespeito da população com os recursos naturais, que todas as ações e atos geram consequências e que é possível criar consciência de respeito ao meio gerando ações que garantam um ambiente livre de poluição, com mais qualidade de vida.

A responsável pela Divisão de Resíduos Sólidos do Departamento de Meio Ambiente, Marilete Chiarelotto, destaca que existem belíssimos exemplos de preservação ambiental no município de Marmeleiro. Duas delas foram registradas em fotografias e deixadas no outdoor para que possibilite o repensar as belezas naturais e a atuação direta do homem e o meio ambiente.

Para garantir uma participação integrada e ativa da comunidade, este ano o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro conta com vários departamentos e entidades parceiras: Departamento de Educação e Saúde, Urbanismo, Sesc, Sicoob, Sanepar e UTFPR-Campi Francisco Beltrão.

Segue a nossa programação:

Dia 23/03/2017 (quinta-feira):

Atividade: Apresentação da peça de Teatro sobre a dengue: “Agora é Guerra”. (Meio Ambiente e VISA)

Local: Centro Multiuso do CTG, no Bairro Três Pinheiros- Marmeleiro/PR.

Horário:

- 8h15- com alunos do ensino rede da municipal , do 1º ao 3º ano;

- 14h - com alunos do ensino da rede municipal e particular do 1º ao 3º ano;

DIA  24/03/2017 (sexta-feira):

Atividade: Palestra sobre ÁGUA, com responsável pelo Setor de Educação Ambiental da SANEPAR; distribuição de cartilhas sobre o Meio Ambiente.

Local: Centro de Capacitação de Professores (2º Piso da prefeitura de Marmeleiro)

8h30 - alunos do 9 º ano  Escola Estadual  Telmo Otavio Muller  e alunos do Ensino

Médio do Colégio Estadual de Marmeleiro

14 h -  alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual de Marmeleiro e alunos do 9 º ano

Escola Estadual  Telmo Otavio Muller

Dia 25/03/2017  (SÁBADO)

Local: Praça Central (ao lado da prefeitura de Marmeleiro)

Horário: a partir das 8h

ATIVIDADES:

Durante toda a manhã, o Departamento de Meio Ambiente e Setor de Vigilância Sanitária estarão em barracas no Calçadão, oferecendo para toda a população a coleta de lixo eletrônico, de óleo de cozinha e recebendo medicamentos vencidos.

Também estará montada uma maquete sobre a Dengue (a população terá a oportunidade de conhecer ações de combate a doença e os detalhes sobre o mosquito que transmite a Dengue).

Mostra do funcionamento de captação de água da chuva através de mini cisterna e sobre o processo de compostagem; Entrega de folders sobre dengue e cartilhas sobre meio ambiente.

Nossos parceiros também estarão oferecendo ações interativas sobre a água e o Meio ambiente. Confira:

SICOOB

Tenda do Sicoob na praça com entrega de cartilhas meio ambiente e distribuição de sementes de árvores.

SANEPAR

Estará expondo sobre a: "Mostra Itinerante do Saneamento". A proposta consiste em levar ao público, de uma forma lúdica, com detalhes mais interessantes sobre os processos executados pela SANEPAR, utilizando o material do conceito "Do Rio ao Rio", juntando elementos do (tratamento, distribuição e da comercialização de água).

SESC

Irá auxiliar com o Xadrez e com Slackline.

UTFPR:

Exposição do projeto: Avaliação global da bacia hidrográfica do Rio Marmeleiro: parâmetros físico-químicos, biológicos, citotóxicos e presença de hormônios estrógenos entre outras atividades.

DEPARTAMENTO DE SAÚDE

Estará auxiliando com ambulância e exames de glicemia e aferição de pressão arterial