REUNIÕES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM MARMELEIRO AGRADAM A POPULAÇÃO

Postado em: 18/03/2017

As primeiras reuniões do Orçamento Participativo (OP) começaram nesta quinta-feira, 16, e agradaram a população que pode ser ouvida pela administração pública, em uma ação inédita no município. Estiveram presentes o prefeito Jaimir Gomes, o vice-prefeito Altair Gabriel, além de diretores municipais.

“Como esse trabalho é algo inédito no município, sentimos um grande acolhimento. Percebi que as pessoas se sentiram respeitadas, fazendo parte da comunidade pois, pela primeira vez estão sendo ouvidas em suas necessidades e esse é o nosso papel: compreender e encontrar soluções para os anseios que a comunidade tanto almeja”, avaliou o prefeito Jaimir.

Satisfação compartilhada também pelo agricultor Gelso Risso, que participou da reunião no KM 15. “É a primeira vez que vivemos isso em nossa comunidade. É muito bom, assim a administração vai seguir um mapa mais claro de como está a situação no município”, argumentou o agricultor.

O objetivo é permitir que durante as reuniões, os moradores debatam em grupo e cada setor apresente em um documento as demandas locais. Tudo será apreciado em uma audiência pública final que, em conjunto com a administração pública, definirá então, onde serão empregados os R$ 47 milhões previstos para o orçamento de 2017.

Durante à tarde, agricultores das comunidades do São Luís, São Jorge, Km 6, Km15, Km18 e do Anjo da Guarda estiveram no Km 15 para a reunião com o Setor F. Á noite foi a vez dos representantes do Setor N se reunirem no São Mateus com as comunidades do  Alto São Mateus, Bela Vista e São Mateus.

Todos puderam ouvir do diretor de finanças da prefeitura, Charles Oliveira, tudo sobre as contas do município e o orçamento destinado para cada departamento. Charles explicou ainda que, dos R$ 47 milhões previstos para o orçamento de 2017, no mínimo devem ser gastos os valores de 25% na educação, 15% para a saúde, e uma previsão de 44% com a Folha de Pagamento. Mas, disse que o Orçamento Participativo permite a população escolher onde deve ser empregado o dinheiro público, “por isso, os moradores tem o direito de apontar as demandas de cada comunidade”.

As próximas reuniões estão marcadas sempre nas quintas-feiras á tarde, 14h, e à noite, às 19h15. No dia 23, á tarde, no bairro Araucária, será a vez do setor A ser ouvido. E à noite, na comunidade rural do Pocinho, será o setor G. Todos os moradores estão convidados a participarem.