DEFESA CIVIL: Prefeito apoia projeto de combate a enchentes

Postado em: 14/03/2017

Prefeito de Marmeleiro apoia projeto da

Defesa Civil no combate a enchentes.

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes, deu apoio ao projeto que cria um sistema de alerta de enchentes no Rio Marrecas. Pesquisadores da Unioeste e da UTFPR aprovaram esse projeto junto ao governo do estado. As ações estão sendo colocadas em prática a partir deste mês de março e tem duração de 18 meses. “A nossa administração será sempre parceira de ações que tragam benefícios para as pessoas e soluções para os problemas”, avalia Jaimir Gomes.

O professor do Curso de Geografia da Unioeste e voluntário da Defesa civil de Francisco Beltrão, Elvis Hemdges, explicou que o apoio é estratégico porque "a prefeitura de Marmeleiro vai nos indicar os locais onde serão instalados os equipamentos que fornecerão os dados para o monitoramento já que, sabemos que grande parte das águas  que provocam as enchentes  lá em Francisco Beltrão, são oriundas  do município de Marmeleiro".

O projeto, conforme esclareceu o professor, tem um  orçamento de R$100 mil e está formatado em duas frentes de trabalho. "Uma em Francisco Beltrão, local em que será feito o mapeamento da área de inundação, e a outra frente no monitoramento dos afluentes das sub-bacias, e onde serão instalados pluviômetros e réguas de nível", explicou.

Para o coordenador da Defesa Civil de Marmeleiro, Ederson Dalla Costa, cada município não pode pensar só em si, "devemos agregar esforços para que todos os municípios, de mãos dadas, possam encontrar soluções para os problemas".

Há mais de cinco anos, lembra o subtenente Anselmo Gross, coordenador  municipal de proteção da Defesa Civil de Francisco Beltrão, Marmeleiro faz parte de um grande estudo sobre o assunto. "Quando a gente pensa em enchentes, inundações, a gente procura  envolver  os municípios que estão adjacentes, que influenciam o final do Rio Marrecas, que é a nossa população", comentou.

Gross reforça que ainda existem outros estudos e projetos que pretende desenvolver em parceria, não apenas com Marmeleiro, mas  também com Flor da Serra do Sul. "Nosso propósito é criarmos um Consórcio Regional de Proteção e Defesa Civil onde esses três municípios (Fco.Beltrão, Marmeleiro e Flor da Serra do Sul) terão um pouco mais de força para, juntos com o estado e a União, conseguirem recursos para amenizar os desastres na nossa região", reforça Anselmo Gross.

Participaram da visita ao prefeito Jaimir Gomes, além do professor, o  coordenador  municipal de Proteção e Defesa Civil de Francisco Beltrão,o subtenente Anselmo Gross; o chefe regional da SEMA, Juan Artigas,o representante do Instituto das Águas do Paraná, Alberto Piccinini. Também estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Marmeleiro  Ederson Roberto Dalla Costa, além do diretor de Meio Ambiente do município de Marmeleiro, Andrei Oliveira e a chefe de divisão de gestão de resíduos de Marmeleiro, Marilete Chiarelotto.

Foto legenda: Durante a visita ao prefeito (esq.dir) o subtenente Anselmo Gross;o prefeito Jaimir Gomes; Ederson Roberto Dalla Costa;Alberto Piccinini; Juan Artigas;vice-prefeito,Altair Gabriel; professor Elvis Hemdges, André Oliveira, Marilete Chiarelotto.