AÇÃO INÉDITA CONVOCA MORADORES PARA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

Postado em: 13/03/2017

Pela primeira vez na história do município de Marmeleiro será implantado o Orçamento Participativo (OP). A proposta da atual administração é a de criar um processo dinâmico que se ajuste de forma periódica às necessidades locais, buscando sempre uma forma facilitadora, para ampliar e aprimorar o debate entre o Governo Municipal e a população.

O Orçamento Participativo é considerado um importante instrumento de participação popular. Para alcançar este objetivo o município de Marmeleiro foi dividido por 14 setores de A a N. Os bairros  e as comunidades rurais serão agrupados por regiões e terão audiências públicas agendadas à tarde e à noite.

Em cada audiência, a população será informada sobre como funciona o OP, o que é, e também será levada a apresentar as demandas locais, tudo aquilo que pode servir para o grupo e não apenas a um interesse individual e ajudar a administração a definir onde será usado o dinheiro público.

Durante as reuniões os moradores debaterão em grupo e cada setor apresentará em um documento as demandas locais. Tudo será apreciado em uma audiência pública final que, em conjunto com a administração pública, definirá então, onde serão empregados os R$ 47 milhões previstos para o orçamento de 2017.

Ao todo serão realizados 15 encontros que começam no próximo dia 16 de março, ás 14 horas, e só encerra com a audiência pública final, no dia 31 de maio. Serão dois meses de intensa participação popular. “Nós acreditamos que é possível termos uma comunidade mais comprometida com o poder público, que esteja disposta a pensar no coletivo e deseje  ter politicas públicas de resultado. Nossa administração está consolidada com a transparência, com o desenvolvimento da cidade e com a qualidade de vida da população, por isso, estamos começando algo inédito em Marmeleiro. O Orçamento Participativo aproxima a população do poder público e define em conjunto o futuro da cidade”, avalia o prefeito de Marmeleiro Jaimir Gomes.

Na ocasião, a população também participará da elaboração da lei do PPA-Plano Plurianual, que irá contemplar e priorizar as necessidades locais  para os anos de 2018 a 2021 (4 anos). Serão indicadas as ações de governo que irão direcionar os trabalhos. Também nessa mesma oportunidade, a população será ouvida quanto aos anseios e necessidades locais  para a cidade ,a fim de orientar a revisão  do Plano Diretor Municipal.