Projeto Vizinhança Segura amplia ação em Marmeleiro

Postado em: 24/02/2017

Para combater a criminalidade a Polícia Militar de Marmeleiro, em parceria com a Prefeitura Municipal, amplia o Projeto Vizinhança Segura na área Urbana. A primeira reunião com os moradores da cidade ocorreu esta semana, terça-feira,21, no bairro Alvorada.

O projeto permite o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua e cria um vínculo solidário em busca de soluções adequadas para resolver problemas relativos à segurança. “Um vizinho cuida do outro, avisa quando há alguma movimentação estranha ou suspeita e quando necessário chama a polícia ”, comenta o comandante do Pelotão da Policia Militar de Marmeleiro e coordenador do Projeto Vizinhança Segura, o sargento Mello Santos.

Cada morador que adere ao Projeto ganha uma placa indicando que no local há monitoramento do projeto e os policiais visitam a residência e dão dicas de segurança. “Com estas ações os moradores acabam se aproximando ainda mais e criam estratégias de comunicação entre eles, como a do uso de aplicativo no celular, para avisar um ao outro quando algo não esta normal na redondeza e se sentem seguros também para chamar a policial”, lembrou o gestor do projeto e vice prefeito de Marmeleiro, Altair Gabriel.

Ao todo o projeto atua em três setores: no Rural Segura, onde sete comunidades já aderiram ao serviço, que teve início em novembro do ano passado; no Comércio Segura, todos os comerciantes da área central já participam da ação, ao todo são 100 comerciantes no Vizinhança Segura. E agora, as ações do projeto estão sendo intensificadas para os moradores da cidade, com o Vizinhança Urbana Segura. “Nossa intenção é alcançar todos os bairros da cidade porque nossos resultados já são satisfatórios. Em poucos meses conseguimos diminuir quase na totalidade as ações de furto e roubo em Marmeleiro”, lembra o sargento Mello Santos.

No mínimo são realizadas quatro reuniões por mês e cada grupo de homens, mulheres e jovens recebem orientações de como devem se posicionar em caso de assaltos, furtos. Altair Gabriel,acredita que “a comunidade esta sendo fortalecida com o projeto e todos nós ganhamos porque estamos construindo, junto com a policia militar, uma cidade mais segura”.