Ação Valorizando a Vida na Praça da Independência.

Postado em: 06/10/2022

A Ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo, a qual tem por objetivo a prevenção do suicídio e a valorização da vida. O evento era previsto para ocorrer dia 28 de setembro, porém devido as condições climáticas foi necessário adiar o evento para data de 05 de outubro, o qual aconteceu das 10:00 as 16:00 horas.

Participaram da ação as escolas estaduais, sendo no período da manhã o Colégio Telmo Octavio Müller com o curso de Formação de docentes acompanhados pela equipe escolar e o CAPS ADIII com os pacientes acompanhados pela coordenadora e equipe. No período da tarde participaram os alunos do Colégio Estadual de Marmeleiro acompanhados pelos professores. Também foram feitos atendimentos para a população em geral.

A ação foi direcionada especialmente para adolescentes de 12 a 17 anos, mas foi aberta aos pacientes do CAPS ADIII e comunidade em geral. Foram realizadas várias dinâmicas em relação ao tema da Ação, foram repassadas informações sobre cuidado em saúde mental, sobre a importância do esporte para a saúde mental, além da oportunidade de todos tirarem fotos no cenário temático e com a mascote do evento, o cão chamado Trevo que distribuiu abraços grátis. Após serem feitas as orientações todos os participantes receberam lembranças, folders do evento e puderam saborear pipoca e algodão doce na cor da campanha (amarelo).

A Ação foi uma iniciativa do CAPS I – Elo de Vida, (através do Departamento Municipal de Saúde), que atende pacientes de Marmeleiro e Renascença, sob a coordenação da Assistente Social Luciani Berti e a Equipe do serviço composta pelo Dr. Marcos, psicóloga Kelin, terapeuta ocupacional Karina, enfermeira Rejanesy, Auxiliar de Serviços Gerais Luciana e motorista Pedro, tendo ainda o apoio da fisioterapeuta Cristiane, da assistente social Cleni e da psicóloga Amandha, além de algumas Agentes Comunitárias de Saúde, alguns profissionais do Departamento de Saúde de Renascença e presença de representantes do Conselho Tutelar. Estiveram tambem presentes na abertura do evento o Diretor do Departamento de Saúde de Marmeleiro Wagner Barella e o prefeito municipal, Paulo Pilatti, o qual na oportunidade foi presenteado com uma camiseta do evento. No período da tarde estiveram presentes a Diretora do Departamento de Saúde de Renascença Simone Gunstein e a vereadora Claudimara Baggio.

É bom lembrar que o lema da campanha do Setembro Amarelo 2022 é “A vida é a melhor escolha”, mas as ações de prevenção do adoecimento mental devem acontecer durante todo o ano. Acolher e reconhecer pedidos de ajuda, além de orientar sobre a existência de tratamentos é de responsabilidade de todas as politicas públicas e de toda a sociedade. Precisamos cuidar da saúde mental, afinal toda vida importa!