Diretoria de Agricultura abastece botijões com nitrogênio e sêmen no PMG e oferece curso de capacitação

Postado em: 20/02/2017

Na próxima terça-feira, 21, às 14h, a diretoria de Agricultura e Abastecimento da prefeitura de Marmeleiro organiza uma Capacitação sobre Inseminação Artificial e Melhoramento Genético para gado de leite.

Participam do evento todos os inseminadores cadastrados no Programa de Melhoramento Genético (PMG). Ao todo serão abastecidos 107 botijões contendo o Nitrogênio e o Sêmen para a Inseminação Artificial do rebanho do produtor.

O abastecimento dos botijões e a entrega do kit de luvas e bainha será feito no estacionamento ao lado da prefeitura. Enquanto isso, o inseminador segue para o Centro de Capacitação de Professores. O treinamento será ministrado pelo veterinário Francisco Gaievisk, diretor técnico da Embrasemen- Empresa Brasileira de Sêmen, responsável pela entrega do insumo ao programa.

O diretor de Agricultura e Abastecimento de Marmeleiro, Guilherme Baggio, lembra que os inseminadores terão de apresentar as fichas de controle do programa. “Às vezes  pode existir retorno de cio e precisamos acompanhar de perto para saber o que houve, se a quantidade de sêmen recebida está sendo correta, ou se o inseminador está fazendo a aplicação apenas no rebanho dele, porque a comercialização deste insumo não é autorizada”, esclarece Guilherme.  A intenção da diretoria é a de oferecer treinamento para que o resultado seja eficiente e acompanhar de perto o andamento do programa porque os primeiros resultados da inseminação no gado de leite levam de três a quatro anos para aparecer.

O programa funciona há mais de sete anos no município e nesta edição, o investimento deve ficar com o mesmo orçamento anual de R$120 mil.