Índice da Firjan classifica o município de Marmeleiro, com BOA GESTÃO PÚBLICA

Postado em: 13/10/2016

A Firjan “Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro”, apresentou o IFGF o “Índice Firjan de Gestão Fiscal” um panorama completo e inédito da situação fiscal dos milhares de municípios brasileiros, com base em dados de 2015.

Foram avaliadas as contas de 4.688 prefeituras, e outras 880 não foram analisadas porque não declararam as contas ao Tesouro Nacional dentro do prazo legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O índice divulgado pela Firjan apontou o município de Marmeleiro com boa gestão, ficando na posição de: 482 no ranking nacional, 65 no ranking do estado e entre as quatro prefeituras do sudoeste do Paraná, que apresentaram bom desempenho.

Os quatros municípios são: Realeza, Bom Jesus do Sul, Marmeleiro e São Jorge D´Oeste. Das 42 prefeituras do Sudoeste do Paraná, 33 enfrentam dificuldade na gestão pública.

O índice também constatou que mais da metade dos municípios estão acima do limite de gastos com pessoal estabelecido pela LRF. E que quase 1,5 mil prefeituras brasileiras terminaram o ano com mais despesas a pagar em 2016 do que recursos em caixa.

Estados e municípios estão à beira da insolvência, tendo como agravante o fato de que centenas deles já estão descumprindo os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ou seja, além dos riscos fiscais, há riscos político-institucionais.

Contudo o índice comprovou e classificou como “boa gestão pública” o trabalho atual Administração Municipal.

Fonte: Jornal de Beltrão