Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde

Postado em: 09/09/2013

Na sexta feira dia 06 de setembro, 19h nas dependências da Escola Oficina de Marmeleiro, aconteceu à aula inaugural do Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde.

Participam da qualificação, 15 Agentes Comunitários de Saúde do município de Marmeleiro e 06 de Renascença. Ao todo 21 agentes farão o curso de, o qual terá carga horária de 440h/aula. Serão 110 dias úteis em seis meses de treinamento, com aulas nas sextas-feiras e sábados.

As aulas do curso são ministradas pelas enfermeiras da Sonia Severo e Indianara Cechinel, ambas atuam na Unidade de Saúde de Marmeleiro. As enfermeiras instrutoras do curso fizeram uma capacitação de três dias em Curitiba, com professores do CFRH - Centro de Formação de Recursos Humanos.

Além das instrutoras e alunos, estiveram presentes na abertura da aula inaugural do curso a Diretora do Departamento de Saúde de Marmeleiro Ana Magda Arruda Bandeira, a Diretora da 8ª Regional de Saúde do Estado Cintia Ramos, Glades Barzotto Técnica da 8ª Regional e coordenadora regional do curso e Alcione Clarizete Deulke Enfermeira da equipe da Saúde da Família de Renascença.

Na ocasião elas falaram sobre o papel do agente comunitário de saúde e reforçaram a importância do treinamento e da qualificação para estar melhorando ainda mais os serviços de saúde no município.

Marmeleiro possui 32 Agentes Comunitários de Saúde fazendo um trabalho de campo na cidade e interior, cobrindo 100% do município. Dos 32 em Marmeleiro, apenas 17 possuem a formação desse curso. Está é a segunda vez que Marmeleiro sedia este treinamento.

Os Agentes Comunitários de Saúde integram a equipe da Saúde da Família onde desenvolvem um trabalho medicina preventiva, fazendo visitas residências em todo município levando informação e fazendo um diagnostico da família.

Estrutura curricular do Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde:

• Contextualização, aproximação e dimensionamento das ações do ACS.
  • O perfil social do ACS e seu papel no âmbito da equipe multiprofissional da rede básica do SUS.
  • Desenvolvimento de competências para o planejamento e avaliação das ações com indivíduos, comunidade e meio ambiente
  • Desenvolvimento de competências no âmbito da promoção e prevenção de doenças, dirigidas a indivíduos, grupos específicos e doenças prevalentes.