Saneamento Ambiental Rural

Postado em: 11/07/2016

A Administração Municipal de Marmeleiro por meio do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a e Divisão de Vigilância Sanitária, estiveram realizando palestras sobre saneamento ambiental, na Comunidade de São Jorge dia 30 de junho e na comunidade de Nossa Senhora Aparecida em 7 julho.

O objetivo do encontro foi entregar aos participantes os resultados das análises de água realizadas em suas propriedades, bem como, conversar sobre a questão da qualidade da água, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, agrotóxicos e também sobre a Saúde do Trabalhador.

Este projeto foi elaborado no ano de 2014 pelo Departamento de Meio Ambiente e Divisão de Vigilância Sanitária, com objetivo geral de Analisar as condições do saneamento rural no assentamento Eduardo Raduan do Municipio de Marmeleiro/PR. E também tendo em vista alguns objetivos específicos como:

·        Analisar a potabilidade da água das fontes construídas em 2012/2013 no assentamento Eduardo Raduan do Município de Marmeleiro/PR;

·        Verificar as condições das fossas domésticas;

·        Observar sobre a destinação e disposição dos dejetos de animais;

·        Diagnosticar sobre a destinação dos resíduos orgânicos e recicláveis;

·        Verificar a preservação pela mata ciliar no entorno das fontes e quais as suas condições sanitárias;

·        Relatar se existem contruções de fossas domésticas nas proximidades das fontes;

·        Identificar se animais tem acesso a essas fontes e quais as suas contaminações causadas.

Tendo em vista o elevado número de doenças ocasionadas pela falta de saneamento, considerando também a necessidade e importância da análise da qualidade da água e questões que envolvam o saneamento nas áreas rurais  nota-se a importância do estudo da situação de saneamento em áreas rurais, entender e investigar os problema e propor soluções para a qualidade da água, a disposição dos dejetos e dos resíduos sólidos produzidos e assim evitar gastos assistenciais com doenças relacionadas ao saneamento e melhorar a qualidade de vida da população.

Para desenvolver o projeto foi preciso a produção de mapas temáticos através de geoprocessamento com a utilização da imagem satélite fornecida pelo departamento de meio ambiente e recursos hídricos.

Para elaboração dos resultados foi necessário realizar visitas in loco nas propriedades para verificar as condições das fontes e em primeiro momento realizar cadastro das propriedades com aplicação de um questionário e entrevistas se necessário. Em segundo momento realizar a coleta da água para analisar a potabilidade da água através de análises de coliformes totais e termotolerantes e encaminhar para laboratórios para análisar as amostras coletadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento engloba todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre a saúde e qualidade de vida, os quais devem ser controlados.

As inadequadas condições de saneamento, principalmente nas áreas rurais, associadas a falta de conhecimento da população, contribuem para o aumento de doenças de veiculação hídrica. Essas doenças são responsáveis por grande parte dos recursos utilizados em assistência médica (JOVENTINO et al., 2010).

Entre outros problemas, a qualidade da água muitas vezes pode estar seriamente comprometida desde o manancial pelos lançamentos in natura de esgotos domésticos e industriais e resíduos sólidos e pela falta de manejo e uso e ocupação do solo de maneira adequadas.

Com tudo isso, preocupados com esta problemática é que o Departamento de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária veio a desenvolver este projeto, para levar aos agricultores algumas informações referente ao saneamento ambiental rural, bem como realizar análises da água para verificar a sua potabilidade.

E após realizadas as amostras da água e encaminhadas ao laboratório, é agendada uma reunião com os agricultores participantes do projeto para conversar.