Copos Ecológicos

Postado em: 13/08/2013

Na manhã de terça feira dia 13 de agosto de 2013, a bióloga e responsável pelo projeto Triagem de Lixo e Educação Ambiental, Marilete Chiarelotto esteve fazendo a entrega dos copos ecológicos ao Prefeito Luiz Fernando Bandeira e ao Diretor do Departamento de Administração e Planejamento Gilmar Gehlen.

Os copos ecológicos é uma ação interna de sensibilização do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para com os funcionários municipais, através do projeto “Meu Copo Ecológico”. O projeto consiste em reduzir o consumo de copos plásticos utilizado pelos funcionários municipais.

Os copos ecológicos foram confeccionados com material polímero PP (polipropileno), de alta durabilidade, inquebrável, capacidade de 400 ml e de fácil higienização.

Segundo Marilete Chiarelotto, idealizadora do projeto a “idéia surgiu a partir de análise do alto índice de utilização de copos descartáveis na Prefeitura”. E argumenta: “Com esse projeto visa levar a reflexão sobre a questão ambiental e a produção exagerada de resíduos sólidos. A estimativa com o projeto é que além da campanha interna a Prefeitura economize cerca de R$ 4 mil/por ano. Justificando que pequenas atitudes fazem a diferença”.

De acordo com os dados do projeto a Administração Municipal de Marmeleiro evitará o uso de 178.560 mil copos descartáveis/ano, gerando uma economia de mais de 4 mil reais/ano. Com isso espera-se reduzir o volume de resíduos sólidos gerados e também diminuir os impactos ambientais em causados pela disposição inadequada destes resíduos.

Durante esta semana todos os funcionários estarão recebendo copos ecológicos, para uso diário.