Marmeleiro corre contra o tempo na luta contra Dengue

Postado em: 21/12/2021

A Administração Municipal de Marmeleiro por meio dos Departamentos de Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, estão realizando um “novo mutirão” contra a dengue. Há cerca de 30 dias atrás essa mesma equipe percorreu todo município fazendo a coleta de lixo, porem na última sexta-feira, o município foi notificado com um alerta da 8ª Regional de saúde que o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) que a taxa de infestação subiu 1,0 e agora atualmente está em 3,8.
De acordo com esse levantamento maioria das larvas foram encontradas em bairros da cidade e no interior. Os bairros com maiores criadouros do mosquito e maiores índices de infestação são: Ipiranga 9,8 Perin 8,3 Alvorada 6,0 Jardim Bandeira 4,26 Coopamar 2,9.
Para tentar conter essa proliferação uma equipe de ACS Agente Comunitárias de Saúde e funcionários dos departamentos citados, foram designados para começarem um novo mutirão de recolhimento, iniciando pelas regiões com maior índice. Ontem e hoje as equipes estão fazendo o recolhimento no bairro Ipiranga e posteriormente seguirão para os outros bairros.
Pedimos ajuda população para ajudem nessa luta contra a dengue, pois durante o verão, com as temperaturas elevadas, o ciclo de vida do mosquito se encurta ainda mais e em cinco dias depois da postura dos ovos os insetos estão prontos para picarem as pessoas.
É dever de cada cidadão cuidar da sua residência e seu terreno verificar locais que possam conter água e eliminar possíveis criadouros do mosquito, somente com a participação de todos poderemos vencer essa luta contra Dengue e salvar vidas.

Marmeleiro corre contra o tempo na luta contra Dengue