Marmeleiro em alerta contra a Dengue

Postado em: 17/12/2021

Na manhã desta sexta-feira dia 17 de dezembro, o Departamento de Saúde foi comunicado pela 8ª Regional de saúde que o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) do município subiu de 1,0 e agora está com 3.8. De acordo com informação da equipe, larvas positivas do mosquito da Dengue foram encontradas em diversos bairros da cidade e no interior. Os bairros com maiores criadouros do mosquito e maiores indices de infestação são: Ipiranga 9,8 Perin 8,3  Alvorada 6,0  Jardim Bandeira 4,26 Coopamar 2,9. Ressaltamos que o ideal é que seja inferior a 1,0 para não haver risco de epidemia de dengue.

Lembrando que a Administração Municipal por meio dos Departamentos de Saúde, Educação, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Urbanismo em parceria com o Rotary, Sanepar, Guarda São Cristovão, entre outras instituições estiveram envolvidos em uma grande campanha educacional preventiva em escolas, panfletagens, nos meios de comunicação, pedágio e também com a grande ação pratica com o recolhimento do lixo com mutirão que envolveu dezenas de funcionários por 10 dias e percorreu uma grande parte do município, onde foram recolhidas 7 toneladas de lixo.

O clima favorável com altas temperaturas, somado a lixo ou recipientes que possam conter água parada é um possível criadouro do mosquito, que nessa época do ano se prolifera rapidamente, sendo um grande perigo a saúde da população.

É dever de cada um cuidar da sua residência e seu terreno verificar locais que possam conter água e eliminar possíveis criadouros do mosquito, somente com a participação de todos poderemos vencer essa luta contra Dengue e salvar vidas.