I Seminário Municipal de Agrotóxico de Marmeleiro

Postado em: 06/11/2015

Encerrou na tarde de ontem o I Seminário Municipal de Agrotóxico de Marmeleiro, o evento destinado aos agricultores e trabalhadores rurais de Marmeleiro. O evento ocorreu em duas etapas: a primeira no dia 29 de outubro na Linha Bom Jesus; e ontem na sexta feira 5 de novembro de 2015, no Km15.

Ambos os encontros tiveram 5 horas de duração com objetivo mobilizar a sociedade na discussão sobre a utilização dos agrotóxicos, os impactos destes produtos na saúde do trabalhador, no meio ambiente e na segurança alimentar, apresentando alternativas para a redução dos agrotóxicos.

Segundo dados levantados pelos organizadores: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e Marmeleiro é um município que tem a renda voltada para a produção agrícola e a preocupação com a saúde da população devido à ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos ser cada vez maior.

O Seminário Municipal de Agrotóxico foi organizado pela Administração Municipal de Marmeleiro por meio do setor de Vigilância Sanitária, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O conteúdo programático do curso contou os seguintes temas abordados:

Agrotóxicos, ambiente e sustentabilidade; Uso de agrotóxicos e impactos na saúde,

Uso massivo de agrotóxicos nos alimentos e a segurança alimentar;  Desafio e alternativas para redução de agrotóxicos e debate.

Os palestrantes foram:

Danieli Regina Piotroski Bressan:Tecnóloga em Alimentos, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e Técnica em vigilância em saúde do município de Marmeleiro.

Marilete Chiarelotto:Bióloga, Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável e chefe da Divisão de Resíduos do departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Marmeleiro.

Maico Chiarelotto:Técnico em Meio Ambiente, Graduando em Engenharia Ambiental e estagiário no Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Marmeleiro.

Marcos Aurélio Lage Gregório:Médico do CAPS 1 Elo de Vida do Município de Marmeleiro.

Dirlei Fatima Cechin Felipetto:Enfermeira do CAPS 1 Elo de Vida do Município de Marmeleiro.

Felipe Grisa:Engenheiro agrônomo da ASSESOAR de Francisco Beltrão.