Lideranças recebem explicações sobre a instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiro em Marmeleiro

Postado em: 19/08/2021

Lideranças dos poderes executivo e legislativo municipal, estiveram reunidos, no início da tarde desta segunda-feira 16 de agosto, na sala de reuniões do Departamento de Educação e Cultura, para uma importante reunião com o Major Heitor Soster o Soldado Fernando Savian do 10° Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão.

O Major foi convidado pela Administração Municipal para esclarecer dúvidas e também explicar sobre a viabilidade para a instalação de uma unidade do corpo de bombeiros em Marmeleiro.

Pelo executivo estiveram presentes: Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati, Diretora do Departamento de Administração e Planejamento Silmara Brambilla, Diretor do Departamento de Educação e Cultura Celso Pedro Scolari, Diretor do Departamento de Finanças Vandré João Signori, Diretora do Departamento de Urbanismo Caroline Giacomet Arisi, Diretor do DEMATRANS Sidnei Ghizzi. Pelo legislativo os vereadores: Irineu Ribelato, Vanderlei Gallina, Landerson Biancato, Alécio Bottega e Claudimara Baggio.

Logo no início da reunião o Prefeito Paulo Pilati destacou: Uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Marmeleiro é um anseio de boa parte da população, que há muito tempo sonham com isso. Também diante do número de ocorrências nos últimos tempos, percebemos que existe uma grande necessidade.

Foram quase 90 minutos de reunião com muitas explicações técnicas, o Major Heitor apontou as barreiras e também os altos custos para manter a unidade, além de toda estrutura física, com a aquisição de equipamentos especiais e a contratação de pessoas.

Em posse de um relatório das ocorrências atendidas pelos Bombeiros no município de Marmeleiro, o Major Heitor mostrou o tempo médio de deslocamento dos bombeiros até  locais de ocorrência: Incêndio em Edificação 10,7 minutos; Incêndio em Vegetação 18 minutos; Incêndio em Veiculo 23,5 minutos; APH 8,33 minutos; Acidentes de Trânsito 16,6 minutos.

Outro fator relacionado a isso, foi o apontamento importante feito pelo Major, sobre as lombadas que atrapalham no deslocamento, fazendo com que os caminhões tenham que reduzir muito a velocidade, atrasando a chegada no local da ocorrência.

Com a reunião ficou acordado que a Administração Municipal enviará a Coordenadoria do Estadual da Defesa Civil destinado a pessoa do Coronel Fernando Raimundo Schunig um oficio solicitando a instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros no município. Com isso Marmeleiro aguardará uma resposta das autoridades estaduais.

Lembrando que em uma situação de emergência o telefone dos Bombeiros do 10° Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão é o 193, o mesmo deve ser acionado imediatamente ao acontecido para que o atendimento ocorra o mais breve possível.