Marmeleiro comemora baixos índices de infestação de Dengue

Postado em: 09/07/2021

O Departamento municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, realiza a cada 60 dias o Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (Liraa) que é utilizado como ferramenta de estudo para a situação do município frente ao mosquito da dengue.

O município estava em situação de alto risco considerando o índice em janeiro, de 5,7% época que ocorreu maior incidência de chuvas.

Posterior a isso, foram intensificados trabalhos de campo envolvendo diversos setores da Administração Municipal, em campanhas de prevenção e mutirões de limpeza em pontos estratégicos, conseguindo diminuir esse valor, sendo que no último Lira, realizado de 13 a 18 de junho foi visitado 608 imóveis e o índice baixou para 0,3% de infestação. Ficando dentro do aceitável e do risco de segurança para a população, o que nos mostra é o número de notificações e casos confirmados, sendo 61 notificações com 5 confirmações somente, nesse ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2020.

A coordenadora do Programa da Dengue, Roberta Petry Pissaia disse: “Queremos reforçar para a população que no combate á dengue o maior responsável pelo sucesso é o morador, pois são gestos simples que podem evitar muitos problemas”. Ela ainda reforçou as atitudes que devem ser tomadas na atenção para a eliminação de criadouros, mantendo os reservatórios e qualquer local que possa acumular água higienizados, cuidados com os pratos de flores, lavar com frequência os bebedouros dos animais, além é claro, do apoio de todos, somar forças para acabar de vez com a dengue.