Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Postado em: 02/07/2015

Mesmo com o mau tempo,  um grande público compareceu ao Centro de Capacitação de Professores para  a  I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, evento que aconteceu na terça-feira, dia 30 de Junho. Várias autoridades estiveram presentes no ato solene de abertura, entre elas,  o Prefeito de Marmeleiro Luiz Fernando Bandeira e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cleci Zanlucchi.

Apesar do tema delicado, a palestrante Roseli Soares Tonello brindou a todos com uma fala de fácil entendimento, discorrendo com propriedade sobre o tema “Os Desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, e seus 7 eixos temáticos, colocando sobre a importância de se romper as barreiras institucionais e enredar atitudes para a efetivação das políticas sociais voltadas ao deficiente.

Outro destaque da conferência foi o momento cultural, onde a “Banda Entre Amigos” da APAE fez uma belíssima apresentação, emocionando a todos os presentes. Atualmente a Banda apresenta um amplo repertório de variados gêneros musicais conquistando prêmios a nível Regional, Estadual e Nacional, sendo muito solicitada para apresentações em eventos, o que muito orgulha a APAE de Marmeleiro, principalmente porque o trabalho da Banda desmistifica o mito da incapacidade da pessoa com deficiência, ainda tão evidenciada nas prática cotidianas.  No entanto sabemos que com estímulo e dinâmicas diversificadas é possível resgatar nos alunos suas potencialidades.