VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Postado em: 15/05/2015

A cada dois anos os municípios devem discutir e debater as politicas públicas voltadas às crianças e adolescentes. O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou na quarta-feira 13 de maio de 2015, a VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, além dos membros conselho e a população interessada, estiveram presentes representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

O evento aconteceu no Centro de Capacitação de Professores, situado no segundo piso da Prefeitura de Marmeleiro, e reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas, entre eles muitos jovens e adolescentes participando.

A conferencia iniciou as 8h com o credenciamento dos participantes, na sequência ocorreu a aberta oficial, a qual teve a presença do Juiz de Direito Marcio de Lima, doPromotor Francisco Carvalho Netoe do Vice Prefeito José Ivanir Pilatti, representando o prefeito Luiz Bandeira que estava na capital do estado.

Nos discursos da abertura oficial: o Promotor Francisco Carvalho Neto chamou a atenção sobre a previsão orçamentaria para realização das tarefas; O Juiz de Justiça Marcio de Lima para iniciou o discurso elogiando a Diretora do Departamento de Assistência e sua equipe, que vem fazendo um bom trabalho resolvendo problemas das famílias que estão vulnerabilidade social sem que estas venham procurar a promotoria publica. Também falou da educação em tempo integral, chamou atenção para saber os direitos e os deveres de cada um. O Vice Pilatti deixou um mensagem aos jovens para estudem fiquem longes das drogas e desejou um bom dia de trabalho; A vice Presidente do CMDCA Maria Inês Telli, destacou a importância para fortalecer as políticas dos diretos das crianças e dos adolescentes os quais estarão sendo planejando pra os próximos 10 anos. Também relatou os objetivos principais da conferencia e declarou aberta VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE de Marmeleiro.

Após a abertura os participantes assistiram uma palestra magna sobre “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

O CMDCA é formado entidades governamentais e não governamentais ligadas diretamente ao público de crianças e adolescentes. Governamental - Departamento de Assistência Social, Depto de Saúde, Depto de Esporte, Depto de Educação e Conselho Tutelar.  Não governamental - APMIF, APAE, Pastoral da Criança, APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários .

Um dos objetivos da Conferencia além de discutir as diretrizes, era escolher os delegados que iram representar o município de Marmeleiro na Assembleia Regional, dia 15 de Julho em Francisco Beltrão. Os escolhidos foram:

GOVERNAMENTAL:

Titular: Miriam C. Benedeti – CRAS