Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

CHUVAS AUMENTAM RISCOS DA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

Postado em: 08/02/2021


Na manhã do dia 05/02 a Diretora do Departamento de Saúde Rejanesy juntamente com sua equipe técnica receberam a visita da 8ª Regional de Saúde para definir ações efetivas para o controle do mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e Zika.

Atualmente a equipe trabalha com 7 agentes de endemias que fazem a fiscalização, orientação e coleta de larvas para análises. O munícipio apresentou  o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) que representa o índice de infestação do município, ficando em 5,7 %, caracterizado como alto risco de infestação.

A inspetora sanitária Roberta Pissaia, coordenadora de endemias do município, afirma que estamos enfrentando um período de muita chuva o que contribui para a proliferação, por isso, precisamos da colaboração de toda população para não deixar recipientes em local aberto que acumulem água, bem como, verifiquem com frequência os quintais, as calhas de chuva e demais objetos que possam se tornar criadouros do mosquito
A Diretora do Departamento Rejanesy afirmou que a população precisa ser consciente e ajudar no combate a doença visto que nas visitas domiciliares os Agentes localizaram muitos larvas dos mosquitos em recipientes como potes plásticos, lonas, garrafas, sucatas contribuindo para esse índice representar risco do municipio enfrentar uma epidemia da doença. " Pedimos que os munícipes façam sua parte, sejam conscientes, lembrando sempre combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos!  "