Entrega de Distribuidor de Adubo líquido

Postado em: 10/04/2015

O Prefeito Luiz Fernando Bandeira (PP), acompanhado pelo Diretor dos Departamentos de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento Gilmar Garbin, estiveram na tarde de sexta-feira 10 de abril de 2015, na Comunidade da Linha Água Verde, localizada a próxima 30km da cidade, fazendo a entrega de um distribuidor de adubo líquido aos agricultores da micro bacia da Água Verde.

O ato de entrega do distribuidor aconteceu na propriedade de João Michelon, que reuniu moradores das propriedades vizinhas. Além dos citados estiveram presentes Marcos Paloschi do Instituto EMATER, o vereador Cindo e Airton José da Rádio Cristal.

Segundo Gilmar Garbin: “o distribuidor irá beneficiar os moradores da bacia do rio marrecas, que residem na área de manancial e com ele será possível coletar a parte líquida dos dejetos dos animais. Objetivo é fazer que as nascentes fiquem protegidas e com isso melhorar a qualidade das águas”.

O Instituto EMATER que presta assistência técnica para a utilização do equipamento foi representando por Marcos Paloschi, que em seu discurso agradeceu o Prefeito Luiz Bandeira e o Diretor do Depto de Agricultura Gilmar Garbin por manterem o projeto de planejamento iniciado em 2012, decido em uma reunião do Conselho do Meio Ambiente.

O agricultor João Michelon disse: “é um equipamento importante. Evitará que os dejetos dos animais vão para água. Agora, com o maquinário será possível aproveitar os dejetos para utilizar na terra”.

O Prefeito Luiz Fernando Bandeira destacou as melhorias feitas na região, citando os 14km de readequação de estradas na Linha Água Verde, os quais fazem parte dos de preservação da bacia o qual contempla,  readequação de estrada, conservação de solo, construção de esterqueiras (9 concluídas), enfatizou a economia de adubo que a distribuidora irá gerar nas propriedades.

O Distribuidor de Adubo líquido é da marca Triton Fertilance, tem capacidade de armazenamento de 5 mil litros e foi adquirido por R$ 20.500 (Vinte Mil e Quinhentos Reais) com recursos próprios do município por meio do FUNDEMA (Fundo de Desenvolvimento do Meio Ambiente de Marmeleiro).