Palestra com Dom José Antônio Peruzzo

Postado em: 05/03/2015

“Mais vale ascender uma vela do que amaldiçoar a escuridão” com essa frase de reflexão Dom José Antônio Peruzzo, iniciou a palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na noite de quinta feira 5 de março.

Cerca de 120 mulheres entre elas: donas de casas, empresarias, funcionárias públicas, professoras, religiosas, aposentadas, idosas e jovens, compareceram no Centro de Capacitação de Professores, para ouvir o ex-coordenador da Diocese de Palmas e agora Arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo.

Falando com serenidade e irreverencia, Don José fez um discurso filosófico sobre a participação da mulher na família e na sociedade. Fez uma breve comparação sociológica das mulheres no mundo: brasileiras, árabes, africanas e alemãs. Chamou a atenção para independência e destacou a importância da união do complemento “homem e mulher”, para que um não fique submisso um ao outro, dizendo que “a mulher é mais mulher quando ama o homem; e o homem torna-se mais homem quando ama sua mulher”. Mencionou sobre a importância do perdão “é algo difícil de se dar, mas o perdão se constrói”. Em uma de suas frases filosóficas ressaltou e “o ser humano é uma unidade totalizante” referindo-se as interferências das emoções interna na vida externa.

Após 80 minutos de palestra, Don José foi aplaudido em pé pelo público presente. O evento foi promovido pela Administração Municipal de Marmeleiro, que distribuiu 200 convites para as mulheres interessadas em assistir a palestra. O prefeito Luiz Fernando Bandeira fez as honras da casa, agradecendo a presença e desejando boa sorte a Dom em sua nova caminha como arcebispo.

Essa palestra foi o último compromisso de Dom José no sudoeste do Paraná, que no dia seguinte (6 de março), mudou-se para a capital do estado para assumir a função de Arcebispo de Curitiba.