Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Morador encontra lixo

Postado em: 27/02/2015


Na manhã do dia 27 de janeiro de 2015, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu informação de um morador do município que havia recolhido diversos televisores que estavam jogados dentro de uma área de preservação permanente localizada no Bairro Passarela no perímetro urbano do Município de Marmeleiro.

Logo após o Departamento foi verificar e constatou o fato, sendo que verificando o terreno constatou-se também que diversos outros resíduos foram dispostos a céu aberto neste local, dentre eles, grande quantidade de baldes, galões, pneus, garrafas, lonas, sofás, televisores, entre outros resíduos estavam jogados em um barranco dentro de uma área de preservação permanente. Os técnicos verificando, constatam que uma grande parte desses resíduos são de origem domiciliar e também os televisores podem ser de origem industrial (de alguma eletrônica).

Esta forma de disposição a céu aberto de resíduos não é autorizada, visto que pode ocasionar grandes danos ambientais, como contaminação do solo, da água e a proliferação do mosquito da Dengue – o Aedes Aegypti.

No mesmo dia funcionários municipais do departamentos de Meio Ambiente e Urbanismo realizaram a coleta dos resíduos, a limpeza do local e a destinação correta.

É preciso que todos tenham consciência de que atos como este só tendem a causar graves problemas, visto que estamos em alerta sobre a Dengue, e somente os moradores podem ajudar a sair dessa situação, todos devem ter consciência e responsabilidade de que os resíduos gerados são de inteira responsabilidade do morador em fazer o processo de armazenamento e dispor em frente às suas residências para serem coletados pelo sistema de coleta seletiva do município. Ato como este, é caracterizado crime ambiental e está sendo verificado pelos técnicos do Departamento de Meio Ambiente, e se identificados os responsáveis serão punidos, pois, no município há a coleta seletiva de todos os resíduos há mais de 14 anos, e é inaceitável que os moradores ainda continuam a fazer as coisas erradas.

Cada um é responsável pelos seus atos e ações, e neste momento o município de Marmeleiro pode a vir a sofrer uma epidemia de Dengue, então, você morador, seja consciente faça sua parte, ou caso contrário você pode pagar caro pela sua atitude, podendo até custar a sua vida.