Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Crime ambiental causa morte de peixes no rio Lambari

Postado em: 20/02/2015


Na manhã do dia 18 de janeiro de 2015, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu denúncia de um morador do município. A denúncia relatava sobre a morte de peixes no rio Lambari, próximo a comunidade da Linha Pocinho.

Em visita ao local, técnicos do Departamento verificaram o problema relatado, observando que várias espécies de peixes, dentre eles, grande quantidade da espécie lambari, estavam mortos entre as pedras da cachoeira do rio supracitado. Os técnicos acreditam que a causa da morte desses peixes foi ocasionada por agrotóxicos utilizados nas lavouras próximas ao rio. O agrotóxico provavelmente entrou em contato com a água através do abastecimento de pulverizadores realizados nas margens do rio mesmo.

Esta forma de abastecimento de pulverizadores não é autorizada, visto que pode ocasionar grandes danos ambientais, como este ocorrido. Para os agricultores que não possuem abastecedouro em suas propriedades, o Departamento de Meio Ambiente oferece abastecedouros comunitários gratuitos, basta os agricultores virem até as dependências do Departamento e realizar o cadastro para serem contemplados.

É preciso que todos tenham consciência de que atos como este só diminuem a qualidade da água, visto que o rio Lambari é um dos principais afluentes do rio Marmeleiro de onde é captada a água para abastecimento da cidade. O Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está investigando o caso para que os responsáveis por este crime ambiental sejam punidos.

Galeria de Fotos: