Marmeleiro em Risco de Epidemia de Dengue

Postado em: 20/02/2015

Na manhã de sexta feira dia 20 de fevereiro, na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Marmeleiro, aconteceu uma reunião emergencial sobre os riscos de uma epidemia de Dengue em Marmeleiro. Comandada pela Divisão da Vigilância de Saúde em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a reunião contou com a presença do Prefeito Luiz Bandeira e dos diretores de departamentos de Saúde, Agricultura, Viação e Obras, Urbanismo, assessoria de comunicação e Rádio Cristal.

Na reunião foi apresentando a real situação da Dengue no município, de acordo com índice de infestação predial feito a cada dois meses, foi constatado o percentual de 3,4%, o que significa Marmeleiro está em risco de epidemia.

Nos últimos 45 dias, de janeiro de 2015 até agora foram encontrados mais de 350 larvas positivas. Os principais pontos de risco estão no: Bairro Ipiranga, Bairro Santa Rita e Centro.

O principal problema apresentando foi que parte da população do município, não está consciente com os riscos de dengue, estão sendo encontrados tanto em residências com em empresas os mais diversos tipos de recipientes com água parada, como exemplo: baldes com água da chuva, vasos de flores e pneus.

Com a reunião as medidas tomadas foram:

• Será intensificada a comunicação com mais campanhas preventivas no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
  • A Lei 2239/2014 será aplicada com rigor, após a advertência os proprietários de residências ou empresa, poderão ser multados conforme a gravidade da situação encontrada com multa leve, grave ou gravíssima, podendo pagar até R$ 630,00 em multa.
  • Ações internas primeiramente será feita reunião com as agentes comunitárias de saúde para intensificar as vistorias e melhor informar a população da gravidade da situação. Também serão feitas reunião com os demais setores da Prefeitura para alertar e envolver mais pessoas no combate a Dengue.
  • Nas próximas semanas serão feitos arrastões de limpeza nas rodovias, para recolher lixos que possam acumular água parada.