MARMELEIRO GANHA SELO NA EDUCAÇÃO

Postado em: 11/07/2020

Esta semana, a Rede Municipal de Ensino de Marmeleiro recebeu o Selo “Bom Percurso- Qualidade e Boas Práticas na Educação”. Na região, apenas Marmeleiro e Pato Branco foram reconhecidas com o selo.

O selo nacional é resultado de um projeto em parceria entre o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e os Tribunais de Contas de cada estado  do Brasil.

A avaliação foi feita ano passado, quando técnicos de 28 tribunais de Contas em jurisdição na esfera municipal,visitaram escolas das diversas regiões brasileiras.   Ao todo receberam o selo, 118 redes municiais  do Brasil, considerando as mais de 5,5 mil cidades, e entre as 22 redes  dos 399 municípios do Paraná,   a rede de ensino  municipal de Marmeleiro  foi uma das selecionadas .

Entre alguns dos critérios de avaliação estão: diversidade econômica, resultado de avaliações externas, investimento em educação, avanços obtidos, e o contexto geral da educação no município.  A nota do IDEB também foi observada na pesquisa e Marmeleiro, alcançou ,em 2018, a  nota 7.0, acima da meta projetada para o período que era de 6.4. Outro critério avaliado também foi o índice quase zero de  evasão escolar ou repetência na rede municipal de ensino.

A aprendizagem não foi o único fator considerado. Os pesquisadores avaliaram também os resultados obtidos com as oportunidades educacionais que os alunos  dispõe extra classe, os desafios enfrentados pela gestão escolar, pela gestão em sala de aula, a baixa motivação das crianças para aprender, o valor  sócio econômico das famílias, entre outros fatores.

A Diretora Municipal de Educação, Marilce Bednarski, comenta que o trabalho dos pesquisadores rendeu 120 páginas de um relatório de estudo,  e  que o município não sabia que estava sendo avaliado. “Nós tomamos conhecimento de que o ensino municipal tinha sido avaliado, apenas no final de junho deste ano quando nos comunicaram do resultado e esta semana, quando recebemos oficialmente o selo nacional, por isso, tudo, ter Marmeleiro entre os 118 municípios classificados é um motivo de orgulho, satisfação, felicidade e de gratidão pelo reconhecimento do avanço da educação em Marmeleiro porque é um mérito de toda a comunidade escolar : diretores, professores, alunos e a família que juntos, construíram essa história e agora recebem o reconhecimento  desse trabalho”.