Avaliação do ICMS Ecológico em Marmeleiro

Postado em: 30/04/2013

Na terça-feira 30 de abril, nas dependências do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídrico, localizado Avenida Alvorada nº 168 em Marmeleiro, aconteceu a avaliação do ICMS Ecológico do município, referente aos trabalhos e as ações ambientais do município realizadas Bacias do Rio Marrecas no ano de 2012.

A Câmara Técnica responsável pela nota de avaliação dos trabalhos executados estava composta pelas entidades: Águas Paraná (órgão avaliador) - Alberto Picinini; SANEPAR - Vanderlei Niendicker; SEMA - Edenir de Barba; ADAPAR - Eduardo M. Portelinha: UNIOESTE - Luciano Zanetti P. CAndiotto: IAP- Erbel - Modesto Rafagin e Clóvis Rech.

A avaliação ocorreu em dois momentos: primeiro com a apresentação teórica dos trabalhos feitos conduzida pela equipe do Meio Ambiente Jeovane de Oliveira e Marilete Chiarelotto; e a segunda com a visita nas propriedades rurais, nas quais foram realizadas as ações ambientais.

A Câmara Técnica avaliou 12 itens: 1) Incremento Mata Ciliar; 2) Programa de Desenvolvimento; 3) Manejo do Solo; 4) Conservação de Estrada; 5) Uso de Agroquímico; 6) Saneamento básico na área do manancial; 7) Poluição por dejetos de animais domésticos; 8) Disposição final de lixo; 9) Efetivo funcionamento do conselho de Meio Ambiente; 10) Auto de Infração (AIA); 11) Educação Ambiental; 12) Estrutura do Departamento de Meio Ambiente.

Logo ao termino da explanação teórica dos trabalhos, os membros da Câmara Técnica fizeram vários elogios ao município, como: forma de apresentação utilizando recursos de fotografias, apostilas e imagens de satélite para analises comparativas, a união dos departamentos, presença do Prefeito e a aplicação correta dos recursos.

A campo os avaliadores foram conferir de perto os trabalhos apresentados. Nas próximas semanas a nota do município de Marmeleiro será anunciada.

Segundo o Departamento do Meio Ambiente “a expectativa é boa, já que nos últimos anos o município vê apresentando evolução nos itens avaliados”.

Participaram da reunião de avaliação, o Prefeito Luiz Fernando Bandeira, o vice José Ivanir Pilatti, o Diretor do Departamento de Administração e Planejamento Gilmar Gehlen, Diretor dos Departamentos de Obras e Agricultura Gilmar Garbim, EMATER Marcos Paloschi, Unioeste Elvis R. Hendjes e Joao Paulo Henrique e os Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental – Unisep Bruno Pascoaloto e Lariza Tanizasso.

Sobre o ICMS Ecológico

O município de Marmeleiro é uma das 7 cidades do sudoeste do Estado do Paraná que recebem o ICMS Ecológico. Um recurso financeiro que o governo repassa aos municípios que devido a localização geográfica possuem nascentes de rios que abastecem as cidades vizinhas, como é o caso da bacia hidrográfica do Rio Marrecas que abastece o município de Francisco Beltrão.

Essa verba é forma de incentivar os municípios para que continuem investindo em ações ambientais. Anualmente a Câmara Técnica avalia tudo que foi executado no município. Para isso Marmeleiro possui um programa municipal de recuperação e preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Marrecas, onde são desenvolvidas diversas ações.

Assessoria de Relações Públicas