UBSs VÃO RECEBER APARELHOS DE ELETROCARDIOGRAMA

Postado em: 28/05/2020

UBSs DE MARMELEIRO VÃO RECEBER APARELHOS DE ELETROCARDIOGRAMA

O Departamento Municipal de Saúde, já recebeu esta semana, 2 dos 4 aparelhos de eletrocardiograma que serão instalados em unidades básicas de saúde. Os equipamentos foram cedidos ao município, em regime de comodato, pela empresa que  ganhou a licitação  do CRE-Centro Regional de Especialidades, e o município só pagará  o custo dos laudos . Para iniciar o trabalho, as equipes de saúde que irão utilizar os aparelhos , passaram por um treinamento técnico, ao lado da Diretora Municipal, Marilene Romio.  O exame de eletrocardiograma serve paradetectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.

Dois aparelhos já foram instalados: 01 no Posto do Centro, na Unidade Básica com atendimento de urgência e emergência, e outro no NIS I, na Unidade de atendimentos as síndromes respiratórias; e os outros dois aparelhos serão instalados nos próximos dias  na Unidade de saúde do Alto São Mateus, e na UBS do bairro Santa Rita.

Os aparelhos estarão ligados a telemedicina, conectados com a internet, por isso,  o paciente  fará o exame de urgência por exemplo, e o laudo  estará pronto  no máximo  em 40 minutos. Anteriormente o paciente dependia do laudo realizado em Francisco Beltrão. A Diretora Marilene, lembra que a vinda dos aparelhos, “garante agilidade  no atendimento aos pacientes  e rapidez para os médicos  darem o diagnóstico, e toda a população é beneficiada com o novo serviço”.

O prefeito Jaimir Gomes, lembra que “a Administração Municipal  tem trabalhado para garantir cada vez mais,  o atendimento de saúde com qualidade  à população ” .