Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

PRODUTORES RURAIS: ATUALIZAÇÃO DE REBANHO JÁ PODE SER FEITA

Postado em: 06/05/2020


PRODUTORES RURAIS: DESDE 1º DE MAIO ATUALIZAÇÃO DE REBANHOS JÁ PODE SER FEITA


O Departamento de Agricultura de Marmeleiro informa que a Campanha de Atualização de Rebanhos, que substitui a vacinação contra a febre aftosa no Paraná, será estendida até dia 30 de novembro. O serviço teve início dia 1º de maio.

O Diretor de Agricultura, Guilherme Baggio, destaca que no município são mais de mil propriedades rurais com aproximadamente 20 mil cabeças de gado por isso, “é importante que todos os produtores  realizem a atualização  para que não venham a sofrer as penalidades previstas em lei e não tenham problemas posteriores com as emissões de GTA.”

Normalmente a campanha teria duas etapas, em maio e em novembro mas,  por conta da pandemia de coronavírus o cronograma foi alterado e o prazo ampliado para que a saúde, tanto dos produtores rurais quanto dos servidores, fosse preservada  frente a Covid-19. Dessa maneira, ela deve ser feita  com calma e  com todos os cuidados  preconizados pelas autoridades de saúde pública.

Por isso, a atualização de rebanhos deve ser realizada, preferencialmente, por meio do  site da Adapar. Nele, o produtor encontrará o banner Campanha de Atualização do Rebanho, que possibilita acesso ao sistema de comprovação. Ou pode clicar em www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho.

Após 31 de outubro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será emitida acompanhada da atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade.

Lembrando que a atualização abrange todas as espécies de animais de produção. Caso não seja feita, haverá penalidades previstas na legislação, entre elas o pagamento de multa.


AFTOSA – Desde 1965 eram realizadas as campanhas de vacinação contra a febre aftosa. Mas em outubro de 2019, o Paraná foi autorizado pelo governo federal a suspender a vacinação contra a febre aftosa de bovinos e búfalos, após a comprovação da boa qualidade do sistema de vigilância em saúde animal. Em substituição a vacinação foi implantada a Campanha de Atualização  de Rebanhos.


*Fonte: Adapar


Galeria de Fotos: