Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Carta de Serviços

CRAS - Centro de Referência da Assistência Social

Postado em: 21/09/2021


Proteção Social Básica, porta de entrada de famílias que necessitam de atendimento na área de assistência social, o CRAS oferta serviços/projetos/benefícios sócio-assistenciais as famílias em vulnerabilidade e risco social. Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

SERVIÇOS

  • Recepção e acolhida das famílias;
  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido por meio de atendimentos individuais e atividades em grupo, tais como reuniões e palestras sócio-educativas;
  • Acompanhamento e orientação familiar;
  • Visitas domiciliares;
  • Estudo Social;
  • Busca Ativa;
  • Oficinas diversas;
  • Concessão de benefícios eventuais: (Auxílio-natalidade, Auxílio-funeral, Auxílio-alimentação; Auxílio-transporte, Auxílio-habitação, Auxílio-documentação) Lei Municipal 1.771 de 11/03/2011;
  • Encaminhamento do Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Encaminhamentos para a rede sócio-assistencial e das demais políticas afins;
  • Operacionalização do Castro Único para fins de acesso a Programas e Benefícios Sociais, como: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Tarifa Social da Energia Elétrica, Habitação, Leite das Crianças do Governo do Estado-PR, agendamento e Acompanhamento de perícias do INSS, Carteirinha Nacional do Idoso, Renda Agricultor, alimentos Compra Direta;
  • Encaminhamento e Acompanhamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV.

PROGRAMAS

PAIF – Programa de Atendimento Integral a Família: Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais). Seus objetivos são: Ofertar ações sócio-assistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos: - Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; - Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; -  Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades; - Promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócio-assistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; -Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos; - Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

BOLSA FAMÍLIA – Programa do Governo Federal de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, visando garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde;

FAMÍLIA PARANAENSE (NOSSA GENTE PARANÁ) – O Família Paranaense é o principal programa do Governo do Paraná para reduzir a pobreza no Estado. Criado em 2012, reúne ações de 19 secretarias e empresas estaduais – além dos municípios, que são importantes parceiros. A coordenação é da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

Desde o seu lançamento o Paraná deu um grande passo para promover o desenvolvimento e a emancipação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. São as que mais precisam do poder público para superar suas dificuldades.

O Programa Família Paranaense combina políticas diversificadas para propiciar prevenção e superação das condições de alta vulnerabilidade social, gerando uma rede com a qual as famílias incluídas, nas mais diversas situações, possam contar ou acessar os serviços.

São 06 (seis) Eixos de Intervenção prioritários que abrangem diferentes setores das políticas públicas, uma atuação conjunta entre estado e município: Assistência Social, Educação, Habitação, Saúde, Agricultura e Trabalho.

 COMPRA DIRETA O Programa Compra Direta do Governo do Estado do Paraná, visa adquirir de forma direta e emergencial, gêneros alimentícios (ex: legumes, frutas, verduras, arroz, feijão, fubá dentre outros) das cooperativas ou associações da agricultura familiar destinando diretamente ao atendimento da rede sócio-assistencial do Estado, no nosso Município é entregue pelos produtores, diretamente nos equipamentos: CRAS e Casa Lar.

Objetivo desse programa é fomentar a agricultura familiar regional, e atender famílias vulneráveis semanalmente durante 10 meses no ano, totalizando no mês 100 famílias atendidas.

PROJETOS

 “ELAS PODEM” – Esse Projeto tem como objetivo fortalecer o protagonismo e liderança feminina, bem como fazer valer seus direitos; Desenvolver atividades específicas para o público feminino; Incentivar e colaborar com o protagonismo por meio de ações que orientam sobre independência econômica, prevenção da violência doméstica, respeito sexual e outros temas importantes para o crescimento da mulher;
Público alvo: Mulheres atendidas pelo CRAS e que fazem parte do programa de transferência de renda.

Durante a Pandemia as mulheres estão sendo acompanhadas por Whatsapp, com dicas, informações, vídeos, atividades diárias.

 “SER MÃE” – O Objetivo geral do “Projeto Ser Mãe” é promover acolhimento e apoio neste momento tão importante da vida da gestante facilitando o entendimento de suas transformações, buscando trazer para um maior nível de consciência e maturidade o que se passa dentro e fora do seu corpo, envolvendo o emocional, o físico e o social. Dessa maneira, o trabalho visa oferecer às gestantes recursos subjetivos e o auxílio prático que se fizer necessário, para que possam realizar de forma mais harmônica a tarefa de ser mãe.

Encontros semanais, ao final da gestação recebem um Kit Natalidade.

“CAIXA D’ÁGUA BOA”: O projeto é uma ação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), desenvolvida em parceria com os municípios. Realiza a disponibilização de 1 caixa d'água e 1 kit de instalação às famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem caixa d'água no domicílio. Estas famílias recebem capacitação para instalação adequada, e o subsídio financeiro de R$ 1.000,00 (mil reais) para viabilização da instalação. Em Marmeleiro foram 30 famílias beneficiadas em 2021. Objetivo proporcionar a melhoria das condições habitacionais das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o abastecimento durante interrupções no fornecimento de água e evitando a retirada de água da rede de distribuição durante horários de pico, contribuindo assim para o equilíbrio de todo o sistema.

“BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PESSOA IDOSA – BPC”: O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício da política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para acessá-lo, não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a operacionalização é realizada pelo INSS. O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de 01 (um) salário mínimo. Os beneficiários são acompanhados pela equipe do CRAS através de visitas domiciliares e oficinas, acompanhamento do Processo no INSS, atualização do Cadastro Único.

Equipe:

Assistente Social

Psicólogo(a)

Administrativo- Cad Único

Servente Geral

Motorista

Estagiário(a)

 

Rua Emilio Magno Glatt, nº 146, Centro – Marmeleiro – PR

Telefone/watts: (46) 3525-2380

Horário de Funcionamento: das 07:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00hs


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