Departamento de Indústria e Comércio prevê regularização fundiária e barracões para indústrias em 2026
Postado em: 29/01/2026
Em continuidade ao balanço de 2025 e previsões para 2026 de cada departamento da Prefeitura de Marmeleiro, o de Indústria e Comércio, que tem à frente Claudemir Batista (Mile), prevê que, para este ano, será implementado um programa de regularização fundiária urbana e, ainda, a instalação de novas indústrias com a aquisição de terreno para a construção de barracões industriais.
O Departamento também deve formalizar a Comissão Organizadora para a Expomar 2027, que não é realizada há 10 anos e promete ser uma edição para marcar a história.
Em 2025, o Departamento de Indústria e Comércio realizou a 1ª Feira Habitacional de Marmeleiro, em parceria com a Acimar, e a 1ª Feira da Mulher Empreendedora, além de visitas e fiscalização nas empresas que possuem concessão de barracões do Município; promoveu reuniões com entidades para o fomento do empreendedorismo e geração de empregos; participou de missões técnicas para o aperfeiçoamento na regularização de comodatos entre Município e indústrias; renovou as parcerias com o Sistema S (Sesi, Senai e Senac) e, atuou em conjunto com o comércio local nas principais datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal.
Ainda, conquistou junto ao governo do Estado o reconhecimento oficial do primeiro ponto turístico do Município, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Linha São Mateus. E, em breve, também deverá ter o reconhecimento como ponto turístico a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Gruta.
Na Sala do Empreendedor, foram realizados 3.316 atendimentos, com 181 MEIs formalizados, 126 propostas de crédito cadastradas e 6 concedidas, o que totalizou R$ 792 mil em crédito liberado.
Já na Agência do Trabalhador, foram 6.200 atendimentos, com 360 vagas de emprego cadastradas, 230 trabalhadores encaminhados e 126 trabalhadores inseridos no mercado de trabalho.
