Instalação de Geomembranas em Esterqueiras Beneficia Agricultores no Interior de Marmeleiro e Protege o Meio Ambiente

Postado em: 26/09/2024

O Departamento de Meio Ambiente, deu continuidade ao importante projeto de instalação de geomembranas em esterqueiras nas propriedades do interior do município. A medida visa melhorar o manejo dos dejetos animais, ajudando a proteger o solo e os recursos hídricos da região.

As geomembranas, utilizadas para impermeabilizar as esterqueiras, evitam que os resíduos orgânicos e líquidos provenientes da criação de animais se infiltrem no solo, prevenindo a contaminação de lençóis freáticos e rios. Dessa forma, a tecnologia contribui para uma gestão mais eficiente dos dejetos, transformando o material em adubo orgânico de forma segura e ambientalmente responsável.

Além de promover uma melhor gestão dos resíduos, o uso das geomembranas traz benefícios diretos à saúde pública, ao evitar a poluição ambiental que pode afetar tanto a população quanto a fauna e a flora locais. A instalação das geomembranas é uma parte essencial da estratégia municipal para incentivar práticas agrícolas sustentáveis e mitigar os impactos ambientais da pecuária.

Essa ação, visa atender não só às necessidades dos agricultores, mas também garantir a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. A impermeabilização das esterqueiras é fundamental para evitar a poluição dos recursos naturais e promover uma agricultura mais responsável e consciente!

Os mais de 80 agricultores beneficiados já percebem os impactos positivos da iniciativa, que oferece uma solução eficiente e de baixo custo para o manejo dos resíduos. O projeto, que será ampliado nos próximos meses, reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e o apoio ao desenvolvimento do setor agrícola em Marmeleiro.

Os pedidos são realizados em janeiro devido à necessidade de alinhar o planejamento da licitação para a aquisição do material necessário. Esse prazo permite que os processos administrativos e burocráticos sejam cumpridos dentro do cronograma estipulado, garantindo que os materiais sejam adquiridos de forma eficiente e dentro das normas legais. Além disso, é imprescindível a realização de visitas técnicas às propriedades, a fim de dimensionar adequadamente cada uma das esterqueiras conforme a demanda específica de cada produtor. Esse levantamento detalhado assegura que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e que as necessidades de cada propriedade sejam plenamente atendidas, evitando atrasos e problemas operacionais ao longo do exercício anual.