COLETA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS 2024

Postado em: 10/06/2024

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), juntamente com os revendedores de agrotóxicos locais, Arias, Sudoeste Preservado, Instituto Água e Terra e o Departamento de Meio ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro, informa que será realizado do dia 03 a 05 de julho o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.

A coleta vai acontecer em algumas comunidades pré-estabelecidas de acordo com o cronograma. A devolução das embalagens vazias pós uso é um dever de cada cidadão segundo o a Lei Federal 7.802/89, todas as embalagens devem ser devolvidas com tríplice lavagem em até dois anos depois da compra. Leve sua embalagem devidamente limpa até os pontos de recebimento garantindo o descarte correto e contribuindo com o meio ambiente.

A preparação das embalagens para a devolução também requer alguns cuidados, conforme o tipo:

• Embalagens flexíveis: devem ser esvaziadas completamente no momento do uso e guardadas dentro de uma embalagem de resgate fechada e identificada;
  • Embalagens rígidas: após o processo de tríplice lavagem ou lavagem sob pressão, devem ser tampadas e acondicionadas, de preferência na própria caixa de embarque que, por ser do tipo não lavável, não deve ser perfurada;
  • Embalagens secundárias: devem ser armazenadas separadamente das embalagens contaminadas e podem ser utilizadas para acondicionar as embalagens rígidas.

A embalagem de resgate, ou saco de resgate, é uma embalagem plástica, encontrada nos tamanhos de 50 litros e 100 litros e utilizada para acondicionamento, transporte e destinação de embalagens flexíveis. Recomenda-se que a indústria fabricante e/ou canais de distribuição (revendas e cooperativas) disponibilizem na sua lista de preços essas embalagens.

CRONOGRAMA DA COLETA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS 2024

DIA 03 DE JULHO nas seguintes comunidades:

- KM 10 e Bom Jesus das 08h00min às 11h30min.

- Manduri das 13h00min às 15h00min.

DIA 04 DE JULHO:

- Novo Progresso e KM 15 das 08h00min às 11h30min.

- Linha Gruta e Água Verde - das 13h00min às 15h00min.

DIA 05 DE JULHO no Pátio de máquinas da Prefeitura (garagem) das 08h00min às 11h30min.

TRAGA A NOTA FISCAL DE INSUMOS OU O CPF, PARA QUE SEJA FORNECIDO O RECIBO NA ENTREGA.