Marmeleiro comemora 10 Anos do CAPS1

Postado em: 18/12/2023

Na tarde de quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023, na AFM (Associação dos Funcionários Públicos Municipais) aconteceu o evento de comemoração aos 10 anos de atividade do CAPS1 (Centro de Atenção Psicossocial).

A solenidade de abertura iniciou com a formação da frente de honra, logo os participantes assistiram uma palestra de retrospectiva dos 10 anos, ministrada pela Coordenadora do CAPS1 Luciani Berti, que ressaltou a importância, relatou as conquistas e as dificuldades enfrentadas nesses 10 anos.

Com uma decoração temática aos 10 anos, homenagens e reencontros marcam o evento comemorativo, que reuniu antigos funcionários, idealizadores, colaboradores e pacientes.

Na ocasião, foram homenageados: o Enfermeiro e Diretor de Saúde Manoel Brezolim,a Psicóloga Eliane Menegazzo, a Psicóloga Kelin Forgiarini, a Enfermeira e Ex-Coordenadora do CAPS Cleonice Barbosa, Dr. Marcos que por motivo de força maior não pode estar presente, Anisia Bach e Carmem Buffon Técnica de Enfermagem.

Os participantes do encontro receberam brindes e participaram de sorteios de presentes natalinos.

Autoridade municipais e regionais estiveram presentes: o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati, Anne Gomes a Representante da Deputada e Secretária Leandre Dall Ponte, a Diretora de Saúde de Renascença Simone Gunstein, o Diretor do Departamento de Saúde Wagner Barella, o Presidente da Câmara Municipal Alcindo Dias, a Coordenadora do CAPS AD III Marilene Romio, a Coordenadora de Saúde Mental da 8° Regional de Saúde Ana Letícia Pinto e Assistente Social e Coordenadora do CAPS 1 Luciani Berti.

Em seu discurso, o Prefeito Paulo ressaltou a importância do CAPS1, a crescente demanda pós pandemia e afirmou que em breve deverá ser iniciada a construção de uma nova sede próximo a Parque Municipal Meu Campinho.

Sobre o CAPS 1, de acordo com informações passadas pela coordenação: ele é um serviço aberto e comunitário do sistema único de saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependência química e demais quadros cuja severidade e persistência justifiquem sua permanência em um dispositivo de cuidado. Através do CAPS, é possível oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, com acompanhamento clínico e de reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS I é localizado no município de Marmeleiro, iniciou suas atividades no dia 19 de novembro de 2013. Atualmente, atende aproximadamente 350 pacientes, abrangendo a demanda do município de Renascença.

O serviço prestado garante a melhora na qualidade de vida dos pacientes por meio de uma equipe composta por médica, enfermeira, psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, técnica de enfermagem, serviço geral e motorista. No CAPS I são realizados atendimentos individuais e em grupo, visitas domiciliares, matricialmente, acolhimento e reuniões (equipe e família).

Nesses 10 anos do CAPS I, podemos destacar os atendimentos multiprofissionais prestados aos pacientes e também o desenvolvimento de ações de prevenção e inclusão social junto à comunidade, fortalecendo a importância do cuidado em Saúde Mental e envolvimento dos familiares e da sociedade civil.

Pode se destacar ainda, que o serviço se tornou referência em Saúde Mental para os municípios de Marmeleiro e Renascença. Reduzindo significativamente o número de internamentos psiquiátricos, principalmente nos quadros de transtorno mental, intensificando ações de cuidado na atenção especializada e matriciando as equipes de atenção primária com ações e orientações de cuidado em saúde, que visam maior estabilização dos quadros de saúde mental.